Um projeto de lei que tramita na Câmara de Salvador pretende criar um vagão exclusivo para mulheres no metrô de Salvador.
A ação é da vereadora Marta Rodrigues (PT), sob o projeto de lei 41/2024, foi apresentado nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
Leia também:
“O Sistema Metroviário operado na cidade de Salvador fica obrigado a destinar vagões exclusivamente para mulheres nos horários de pico matutino e vespertino, bem como a fiscalizar e orientar o uso em cumprimento aos termos desta Lei”, diz trecho do projeto.
Segundo a vereadora, o projeto chamado "vagão rosa" já foi aplicado em outras cidades, como Rio de Janeiro (desde 2006), Brasília (desde 2012), Belo Horizonte (desde 2026), Recife e Contagem e contam com avaliações positivas.
Funcionamento do 'vagão rosa'
Caso seja aprovado, o "vagão rosa" vai funcionar de 6h às 9h e das 17h às 20h. O número de vagões será definido pela concessionário, conforme o fluxo e necessidade.
“È preciso analisar, estudar o fluxo de mulheres. Mas o projeto estabelece que sempre nos dias úteis, excluídos os sábados, domingos e feriados. A quantidade de vagões a ficará a critério da concessionária, respeitando o dimensionamento para o fluxo de passageiros nos referidos horários”, acrescenta o projeto de lei.
Ainda não há data para votação do projeto de lei ou uma possível implementação.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!