Uma calculadora digital, criada e disponibilizada pela consultoria Todas Group, mostra o quanto empresas deixam de lucrar por não terem políticas de equidade de gênero ou mulheres em cargos de liderança.
Os resultados variam entre 5% e 20% de incremento no lucro a partir da implementação de políticas para mulheres e que a coloquem em posição de destaque.
Leia também:
Para utilizada a ferramenta, chamada de Equilucro, é preciso fornecer dados como nome da empresa, setor da economia, percentual de mulheres líderes, de homens líderes e lucro anual.
Os cálculos são feitos com base em um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicado em 2019. Para fazer o cálculo clique aqui.
Resultados positivos
Dois terços das empresas pesquisadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) concordam que iniciativas de equidade e diversidade melhoram os resultados comerciais. Veja os resultados:
- Perto de 75% das companhias que promoveram a diversidade relataram aumento de lucro entre 5% e 20%;
- Aumento da lucratividade e produtividade em 63%;
- Maior capacidade de atrair e reter talentos em 60%;
- Maior criatividade, inovação e abertura em 59%;
- Melhoria da reputação da empresa em 58%;
- Melhor capacidade de avaliar o interesse e a demanda do consumidor em 38%.
- Quando os conselhos administrativos têm equilíbrio de gênero, as empresas têm quase 20% mais chances de ter melhores resultados de negócios.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!