Os coronavírus são pertencentes a uma família viral de microrganismos que os cientistas tomaram conhecimento em 1960, quando ocorreram as primeiras infecções respiratórias em animais e humanos.
Na maioria das vezes, este tipo de vírus causa doenças respiratórios leves e moderadas. Porém, em 2012, tipos de coronavírus causaram doenças que impactaram gravemente a saúde pública: a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
No final de 2019, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) provocou uma nova doença denominada covid-19. Os primeiros casos foram registrados na China. A doença espalhou-se por todo o mundo e contaminou, até o momento, mais de 100 milhões de pessoas e causou, até agora, 2 milhões de mortes.
Como ocorre a contaminação
Uma pessoa pode ser contaminada pelo novo coronavírus ao entrar em contato com outra pessoa que está infectada com a doença. O vírus se propaga principalmente através de gotículas que saem do nariz ou da boca da pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar.
Por este motivo, é de suma importância aderir ao isolamento social, manter o distanciamento de, pelo menos, um metro e meio de outras pessoas e usar máscaras todo o tempo.
As gotículas também podem cair em objetos e superfícies e, por este motivo, é importante lavar as as mãos com a água e sabão ou higieniza-las constantemente com álcool em gel 70º.
Principais sintomas
Os sintomas são similares a das doenças respiratórias, mas também podem causar inflamações mais graves, como pneumonia. Os principais sintomas da covid-19 são:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar;
- Perda de olfato e paladar;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Diarreia
Métodos de prevenção
Leia também:
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Usar máscaras, mesmo que caseiras;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Mão compartilhar itens de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Manter o distanciamento social;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos
A matéria foi feita com base nas informações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!