As unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) localizadas nos shoppings Bela Vista e Salvador, em Salvador, vão ampliar os horários de atendimento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A mudança no SAC do Shopping Bela Vista começa a valer a partir da próxima segunda-feira (14). Já no posto do Salvador Shopping, o novo horário passa a ser adotado no dia 22 de abril, terça-feira após o feriado prolongado. Em ambas as unidades, o atendimento será das 7h30 às 21h — mesmo horário já praticado pelos postos situados nos shoppings Barra e da Bahia.
Leia também:

Em todos eles, a expansão funciona da seguinte maneira:
- de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h, atendimento exclusivo da CIN; das 9h às 18h, todos os serviços de cada posto); das 18h às 21h, atendimento exclusivo da CIN.
- Aos sábados, das 8h às 9h, atendimento exclusivo da CIN; das 8h às 13h, todos os serviços de cada posto; das 13h às 16h, atendimento exclusivo da CIN.
O atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é realizado mediante agendamento, que pode ser feito por meio do aplicativo oficial, pelo site ou pelos telefones (71) 4020-5353 e 0800 071 5353.

A emissão da primeira via do documento é gratuita e utilizará o número do CPF como identificador único do cidadão. Para solicitar a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento original. Se o documento original estiver plastificado, deve-se levar também uma cópia simples.
A nova carteira permite a inclusão de diversos dados, como o número da CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser registradas informações de saúde relevantes, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física ou intelectual, além do tipo sanguíneo, fator RH e a decisão de ser doador de órgãos.
Outra funcionalidade do novo modelo é a possibilidade de inclusão do nome social, a pedido do cidadão. Em casos de alteração no nome constante na certidão de nascimento, será considerado apenas o novo nome registrado.
A CIN também contará com uma versão digital, que poderá ser acessada online após três dias da emissão física. O documento apresenta ainda um QR Code, que permite a autenticação e conferência dos dados de forma rápida e segura.
A validade da CIN varia conforme a idade do titular: para crianças de 0 a 11 anos completos, o prazo é de 5 anos; para pessoas entre 12 e 59 anos, o documento será válido por 10 anos; já para quem tem 60 anos ou mais, a validade é por tempo indeterminado.
A implantação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), com apoio da Secretaria da Administração (Saeb), por meio das unidades do SAC.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
