Rita Batista é um dos nomes que marcam presença na festa de Iemanjá e celebra o 2 de fevereiro. A apresentadora da Globo destacou a importância da efervescência cultural da data e o encontro de diferentes religiões.
"Todo mundo se mistura aqui. Quem é de santo, quem não é de santo. Então, essa efervescência cultural da festa de Iemanjá, o Rio Vermelho todo se enchendo de pessoas, de cores, de sons, de pessoas, de fogos anunciando que a Rainha do Mar está feliz", destacou Rita.
Leia também:
Ao iBahia, a apresentadora também destacou a importância de valorizar as manifestações de Salvador e cobrou responsabilidade por parte do Estado e da Prefeitura na organização da festa.
"Eu acho que cada vez mais a gente precisa valorizar as nossas manifestações, fazer com que nossas manifestações sejam como já foram há uma época. Que as pessoas venham, e o Estado, tanto a Prefeitura quanto o Governo forneçam as possibilidades para as pessoas trabalharem, para as pessoas transitarem, que a segurança pública seja um pilar necessário, importante, para quem ninguém tenha medo de vir participar da festa", salientou Rita.
'Exercitar o respeito'
Rita Batista também falou sobre o respeito à festa e sua relevância para mostrar o Candomblé ao mundo.
"É muito importante porque é a festa do nosso calendário que não tem uma relação com o sincretismo, respeitando o calendário católico, mas é importante também as nossas manifestações. [...] Mostrar pra o mundo que a gente não tem nenhuma combinação com o mal e exercitar o respeito", afirmou.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!