Acontece nesta sexta-feira (2), a tradicional festa de Iemanjá. Em 2024, o tema escolhido foi "Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá".
A cerimônia inclui a colocação e as entregas no Dique do Tororó e no Rio Vermelho, com atividades religiosas já a partir de 1° de fevereiro.
Leia também:
Saiba tudo sobre a festa:
Programação
O presente de Oxum sai do terreiro de YLÊ OXUMARÉ, por volta das 23h30, e será entregue próximo da meia-noite. Já os presentes para Iemanjá podem ser colocados na colônia Z1, do Rio Vermelho, a partir das 08 horas do dia 1º. O encerramento será às 18 horas do dia 2 de fevereiro.
Os pescadores da colônia Z1 e seus colaboradores organizam a Casa de Iemanjá e o Barracão, onde fica a imagem principal, durante todo o período. A previsão é de que o presente principal de Iemanjá saia do terreiro de YLÊ OXUMARÉ antes da tradicional alvorada, prevista para às 05h.
O presente principal e os balaios só serão entregues no “Buraco de Iaiá”, à tarde. A localização exata, segundo a prefeitura, é um buraco em formato de concha, a 3 milhas náuticas da terra.
Trânsito
Devido as celebrações, o trânsito no Rio Vermelho também será alterado a partir da noite de quinta-feira (1°).
Para garantir mais segurança e fluidez, haverá uma interdição progressiva do tráfego de veículos na região do Dique do Tororó para a Entrenga do Presente Sorodó 2024. Além disso, uma faixa de tráfego estará disponível nas seguintes vias: Av. Presidente Costa e Silva (saída no estacionamento em frente a Itaipava Arena Fonte Nova), Av. Centenário (via que margeia o Dique), Av. Vasco da Gama (sentido no Bonocô, via que margeia o Dique do Tororó, chegada próximo ao Habib”s).
Ainda na quinta, a partir as 23h, também haverá intedição progressiva do tráfego de veículos devido a Entrega do Presente de Oxumaré na Av. Vasco da Gama. A interdição acontecerá na saída no Terreiro Ylê Axé Oxumaré, retorno defronte ao Supermercado Assaí, chegada no Dique do Tororó.
Já na sexta-feira (2), dia de Iemanjá, a partir das 4h, o fluxo de veículos também sofrerá alteração para a Entrega do Presente de Iemanjá. As mudanças acontecerão nas seguintes vias: Av. Vasco da Gama (saída no Terreiro Ylê Axé Oxumare), Rua Conselheiro Pedro Luiz (contrafluxo), Largo da Mariquita, Rua João Gomes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral (chegada na Colónia de Pesca Rio Vermelho).
Ainda na sexta, para a Entrega do Presente Principal de Iemanjá o tráfego também será progressivamente interditado nas vias: Av. Juracy Magalhães Junior (Rua do Canal), Rua Vieira Lopes, Rua lhéus, Rua Conselheiro Pedro Luiz (contrafluxo), Largo da Mariquita, Rua João Gomes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral (chegada na Colõnia de Pesca Rio Vermelho).
Transporte
Ao todo, 19 ônibus da frota reguladora foram separados para a operação da festa de Iemanjá e poderão ser utilizados caso haja demanda proveniente, das 17h às 23h30, nos dias 1º e 2.
Por conta dos bloqueios, as linhas que trafegam pelo trecho interditado terão o itinerário modificado das 22h do dia 01/02 (quarta-feira) às 6h do dia 3/2 (sexta-feira). As linhas sentido Ondina que passam pela Rua da Paciência deverão acessar a Rua Visconde de Itaboraí, em Amaralina, retornando na Praça dos Ex-Combatentes, e seguindo pela Avenida Amaralina, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Pernambuco, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Viaduto João Gilberto, Avenida Juracy Magalhães Júnior, Rua Lucaia, Viaduto Rei Pelé, Avenida Anita Garibaldi, retorno no Monumento Cleriston Andrade, e Avenida Milton Santos.
Já as linhas que fazem o trajeto oposto, sentido Rio Vermelho, pela Avenida Oceânica, irão acessar a Avenida Milton Santos e seguir pela Avenida Anita Garibaldi (ao lado do Viaduto Rei Pelé), Rua Lucaia, Avenida Juracy Magalhães Júnior, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Rio Grande do Sul, Avenida Manoel Dias da Silva, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, retorno na Praça dos Ex-Combatentes, e Avenida Amaralina.
As linhas que passam pela Rua Conselheiro Pedro Luiz sentido Rio Vermelho deverão utilizar a Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, retorno na Praça dos Ex-Combatentes, Avenida Amaralina, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Pernambuco, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Viaduto João Gilberto, Avenida Juracy Magalhães Júnior, e Rua Lucaia.
Já as linhas que passam pela mesma via no sentido oposto, em direção à Lapa, nesta quinta-feira vão acessar a Avenida Anita Garibaldi, utilizar o 1º retorno, passando ao lado do Viaduto Rei Pelé, seguindo pela Rua Lucaia, Avenida Juracy Magalhães Júnior, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Rio Grande do Sul, Avenida Manoel Dias da Silva, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, retornando na Praça dos Ex-Combatentes, e chegando à Avenida Amaralina.
As linhas que passam pelo Rio Vermelho com destino ao Campo Grande, via Cardeal da Silva, deverão retornar na Praça dos Ex-Combatentes, e acessar a Avenida Amaralina, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Pernambuco, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Viaduto João Gilberto, Avenida Juracy Magalhães Júnior, Rua Lucaia, Viaduto Rei Pelé, Avenida Anita Garibaldi, via marginal da Avenida Anita Garibaldi, Avenida Cardeal da Silva, retorno na Drogasil, Avenida Cardeal da Silva.
As linhas que fazem o trajeto oposto, sentido Rio Vermelho, deverão utilizar a Rua Caetano Moura, Avenida Cardeal da Silva, retornando na Drogasil, Avenida Cardeal da Silva, Avenida Anita Garibaldi (Ladeira ao lado da Record Bahia), Praça Lord Cochrane, Avenida Anita Garibaldi (ao lado do Viaduto Rei Pelé), Rua Lucaia, Avenida Juracy Magalhães Júnior, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Rio Grande do Sul, Avenida Manoel Dias da Silva, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, retorna na Praça dos Ex-Combatentes, e segue pela Avenida Amaralina.
As linhas 1230 – Sussuarana x Barra R1 e a 1340 – Estação Pirajá x Barra 1, deverão seguir pela Avenida Oceânica, Avenida Milton Santos, retorna no Zoológico, Avenida Milton Santos, e Avenida Oceânica. Ambas as linhas devem retornar pelo itinerário de Barra R2 e Barra 2.
Além disso, deverá constar na bandeira Estação Pirajá – Comércio/Ondina. Já as linhas 1231 – Sussuarana – Barra R 2 e a 1341 – Estação Pirajá x Barra 2 deverão acessar a Avenida Manoel Dias da Silva, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, retorno na Praça dos Ex-Combatentes, e Avenida Amaralina. As linhas retornam no itinerário de Barra R1 e Barra 1 e na bandeira deverá constar Estação Pirajá – Rio Vermelho.
- Táxis e mototáxis
Foram criados quatro pontos de taxi e mototáxi em locais estratégicos, facilitando a saída do local. Os pontos ficarão localizados no cruzamento da Rua Osvaldo Cruz com a Rua do Canal; Rua Odilon Santos, próximo à Prefeitura Bairro; na Rua da Paciência; e no cruzamento da Avenida Anita Garibaldi com a Rua Conselheiro Pedro Luiz, próximo ao primeiro retorno. Além destes, os pontos já regulamentados nas proximidades da festa também estarão ativos.
Segurança
Cerca de 400 policiais vão atuar a pé (distribuídos em patrulhas), com o apoio de bases móveis, em postos elevados de observação, pontos de abordagens, além do acompanhamento aéreo com o suporte de drones e helicópteros. A tecnologia será um suporte ao policiamento com as câmeras de reconhecimento facial distribuídas pelos locais da festa.
O efetivo integra a 12ª CIPM, responsável pelo policiamento do Rio Vermelho, e de unidades de apoio e reforço dos comandos regionais da capital e dos comandos especializados, a exemplo do Grupamento Aéreo (Graer), Esquadrão de Motociclistas Águia, Esquadrão de polícia Montada, os Batalhões Gêmeos e Apolo (que coíbem roubos a veículos e coletivos), os cadetes da Academia de Polícia Militar e unidades administrativas.
Já a Guarda Civil Municipal terá cerca de 150 agentes que vão atuar durante a festa de Iemanjá, que acontece nesta sexta-feira (2), no bairro do Rio Vermelho.
Os guardas iniciarão as atividades antes da festa em após às fiscalizações e ordenamento realizado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em todo o circuito.
A Guarda Municipal também realizará ações de patrulhamento preventivo, prevenção à violência e prestará apoio nas barreiras de trânsito da Transalvador, fazendo controle de acesso em alguns pontos, além de apoio nos postos da Secretaria de Saúde, fiscalizações da Sedur e Limpurb.
Festas
Uma das datas mais aguardadas e tradicionais da Bahia é o dia de Iemanjá, a Rainha do Mar. Celebrado no dia 2 de fevereiro, as ruas do Rio Vermelho ganham celebrações e festas particulares que agitam a região.
Em 2024, já estão confirmadas a "Enxaguada de Iemanjá", "Bombar - Som das Águas", "Dos Mares", "Salve Odoyá", "Yemanjá e Samba", "Iemanjá na Casa Rosa", "Noite de Iemanjá", "Iemanjá Blue", "Festival Oferendas", "Casa da Mãe". Veja a lista completa aqui.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!