Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > comportamento > religião
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Avós de Jesus

Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim são homenageados em Salvador

Duas paróquias dedicadas a Sant’Ana prepararam programações especiais em Salvador; confira

Naiana Ribeiro • 24/07/2024 às 13:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Senhora Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, recebem homenagens de fiéis em Salvador neste mês de julho. A Arquidiocese de São Salvador da Bahia divulgou que duas paróquias dedicadas a Sant’Ana prepararam programações especiais.


				
					Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim são homenageados em Salvador
Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim são homenageados em Salvador. ​Foto: Divulgação

A Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, em Nazaré; e Paróquia Sant’Ana, no Rio Vermelho, terão festejos, com alvorada, queima de fogos e momentos de oração e louvor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Confira a programação em homenagem a Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim em Salvador

Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana (Nazaré)

Localizada no bairro Nazaré, a Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana se prepara para homenagear a padroeira, à luz do tema “Com Sant’Ana e em oração, somos todos irmãos e irmãs”. Até quinta-feira (25), a comunidade paroquial realiza o tríduo, às 19h, sempre precedido pela recitação do Terço às 18h.

O ponto alto dos festejos ocorre na sexta-feira (26), às 6h, com a alvorada, repique de sinos e queima de fogos. Durante todo este dia, serão celebradas Missas às 7h (pelos paroquianos falecidos e/ou que repousam os restos mortais no ossuário da Igreja); às 10h (pelos professores, avós e pessoas que se chamam Ana ou Joaquim); às 12h (pelos aniversariantes do dia, comerciantes, trabalhadores e moradores do bairro de Nazaré).

Já às 15h30 acontecerá o momento de oração e louvor; e às 17h30 a recitação do Terço e exposição do Santíssimo Sacramento. A Solene Celebração Eucarística de encerramento dos festejos acontecerá às 19h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto.

Domingo (28), na Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, os fiéis participam da Santa Missa, às 8h15.

Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho)

Com o tema “A Santa Missa: aliança de amor e salvação”, a Paróquia Sant’Ana realiza o novenário até quinta-feira (25), às 19h. No dia dedicado à padroeira, sexta-feira (26), serão celebradas Missas às 7h30 e às 9h30. Já das 11h às 17h o Santíssimo Sacramento ficará exposto para adoração.

O ápice dos festejos será a Santa Missa Solene, que terá início às 19h e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão.

Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus


				
					Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim são homenageados em Salvador
Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim são homenageados em Salvador. ​Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim, os padroeiros dos avós. Pais de Nossa Senhora, eles foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Ana, cujo nome hebraico Hanna significa "graça", teria nascido em Belém, enquanto Joaquim, cujo nome significa "Javé prepara ou fortalece", era da Galileia. Apesar das dificuldades, o casal viveu uma vida devota, fundamentada na fé e no temor a Deus. Saiba mais sobre a história desses padroeiros dos avós.

Santa Ana era descendente da família do sacerdote Aarão e casou-se jovem, seguindo os costumes de Israel à época. Joaquim, um homem reconhecido e de posses, pertencia à linhagem real de Davi. O casal residia em Jerusalém e tinha conexões por todo Israel.

Enfrentaram, no entanto, o desafio da esterilidade. Santa Ana e São Joaquim, pessoas de profunda fé, confiaram em Deus. Segundo os escritos bíblicos, São Joaquim retirou-se ao deserto para fazer penitência, momento em que um anjo anunciou que suas preces foram atendidas. Pouco depois, um anjo também apareceu a Santa Ana confirmando a resposta às suas orações. Ana concebeu e Deus preparava-os para gerar Maria, a Virgem pura concebida sem pecado.

A tradição cristã narra que em 8 de setembro do ano 20 a.C., Santa Ana deu à luz a Miriam, que significa "Senhora da Luz" em hebraico, traduzida para o latim como Maria. Em idade avançada, Ana e Joaquim cumpriram sua promessa de consagrar Maria ao serviço de Deus, levando-a ao Templo aos três anos de idade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM RELIGIÃO :

Ver mais em Religião