Depois de uma manhã de celebração, reverência e demonstrações de fé, baianos e turistas participaram, na tarde desta sexta-feira (2), da entrega do presente principal de Iemanjá. Uma multidão saiu da da Colônia Z-01 dos Pescadores, na praia do Rio Vermelho, por volta das 16h, acompanhando o presente.
A entrega dos balaios foi precedida por um cortejo marítimo, onde pequenas embarcações e jangadas, adornadas com fitas azuis e brancas, cores que simbolizam a divindade, navegaram pelas águas calmas levando as oferendas até um ponto específico do mar.
Leia também:
Esse ritual, acompanhado de cantos e toques de atabaques, atraiu a atenção de milhares de pessoas, entre moradores locais e turistas, que se aglomeraram na praia para assistir e participar do ato de fé.
Devoção desde as primeiras horas do dia
Sob o tema ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’, os preparativos para a festa começaram na noite de quinta-feira (1º), na Casa do Peso (ou Casa de Iemanjá), no Rio Vermelho. A celebração começou oficialmente ainda durante a madrugada, às 4h, com a explosão de fogos de artifício na alvorada e a entrega do presente de Oxum, no Dique do Tororó.
A fila para deixar as oferendas no Rio Vermelho começou a ser formada cedo e seguiu longa durante todo o dia, recebendo pessoas de Salvador e de vários cantos da Bahia, do Brasil e do mundo. Este ano, dois presentes foram preparados: uma imagem da entidade, ofertada pelos pescadores, e uma pérola, que é a oferta do terreiro Oxumaré.
Cristina Mascarenhas
Cristina Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!