A Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (11), em Salvador, terá cinco carros-pipa disponíveis ao longo do trajeto entre o Comércio e a Colina Sagrada. Além disso, também serão distribuídos sachês gratuitos de protetor solar.
Segundo a Prefeitura de Salvador, neste ano o percurso conta ainda com climatização e umidificadores de ar em locais estratégicos do percurso. Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Saúde (SMS), afirmou que as medidas são preventivas, a fim de amenizar a sensação térmica de calor durante a festividade.
Leia também:
“A gente já definiu que é possível colocar cinco carros-pipa nas laterais do percurso. A Codesal já fez uma vistoria in loco para definir em quais pontos ficarão instalados. Além disso, vamos ter três locais estratégicos com umidificador de ar, distribuição de protetor solar e dispensers de protetor. Também vamos conversar com as pessoas, conscientizando-as sobre a importância de tomar cuidados preventivos”, afirmou Ana Paula Matos.
Leia também:
- Veja programação da Lavagem do Bonfim 2024
- Lavagem do Bonfim altera funcionamento de shoppings do Centro
- Lavagem do Bonfim: veja lista de festas que acontecem em Salvador
Um módulo de saúde também será colocado ao lado da Basílica do Senhor do Bonfim, local de maior concentração de pessoas no dia da caminhada, para atender emergências.
As medidas foram definidas entre o prefeito, Bruno Reis, a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o diretor da Defesa Civil, Sosthenes Macedo, e o secretário de Cultura, Pedro Tourinho. Para estabelecer as ações foi construído um plano de contingência.
“Com essas medidas, teremos a condição de dar uma tranquilizada no calor das pessoas que estiverem na caminhada. A nossa equipe vai continuar supervisionando tudo. Criamos um grupo de trabalho com a Defesa Civil para acompanhar a temperatura prevista no dia e a incidência de raios UV. A depender do cenário, podemos ter algo a mais, porém, por enquanto, está tudo tranquilo”, completou a vice-prefeita e titular da SMS.
Ainda de acordo com Ana Paula, as medidas também devem ser adotadas no período do Carnaval de Salvador, que começa a partir do dia 3 de fevereiro, com o Fuzuê, e segue até o dia 8 do mês.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!