A tradicional Lavagem de Itapuã aconteceu nesta quinta-feira (20) em Salvador, comemorando 120 anos de celebração no famoso bairro soteropolitano. O evento marcou a última festa que une o sagrado e o profano antes do Carnaval.

Em 2025, os festejos contaram com mais de 40 atrações, entre blocos e fanfarras, que começaram a desfilar pelas ruas do bairro às 2h. Os homenageados deste ano foram o babalorixá local José Carlos Santana, conhecido como Doté Zé de Gbessem, e a tradicional frequentadora da festa, Gildete Santana Mendes.
Leia também:
Além das apresentações culturais, a festa também é marcada pelo impulsionamento do comércio local e valorização da cultura afro-brasileira.

Nas primeiras horas do dia, o bando anunciador percorreu as ruas do bairro cantando louvores, a caminho da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A programação deste ano incluiu cortejo, missa e alvorada de fogos na parte sagrada.
O lado profano da lavagem foi animado por apresentações de fanfarras e grupos culturais, além do tradicional café de Dona Niçú, que acontece há 37 anos.
Veja fotos da Lavagem de Itapuã em Salvador:




























Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
