A 4ª edição do Festival da Fogueira seguirá até o próximo domingo (16), no Parque Pedra de Xangô, localizado na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X. O evento, que vai celebrar a espiritualidade e a cultura afro-brasileira, é aberto ao público.
As homenagens são voltadas para Xangô, Nzazi e Sogbo, divindades dos povos tradicionais de matriz africana. A programação inclui manifestações religiosas, culturais, comidas típicas juninas, música, arte, rodas de conversa e afroempreendedorismo. Além disso, há um momento para titulação de personalidades civis e religiosas que se destacam pela atuação em defesa e proteção das religiões de matriz africana e no combate a intolerância religiosa.
Leia também:
“O Guardião ou Guardiã é uma pessoa que, por forte afeição, defende aguerridamente, protege e conserva a cultura do nosso povo. Logo, essa é a proposta aos convidados e convidadas a receberem os títulos de Obásorun e Guardiães do Parque Pedra de Xangô”, explica o babalorixá do Ilê Axé Obá Paleomon, Josias de Xangô, um dos organizadores do evento.
Segundo informações da organização e do g1 Bahia, o festival tem o objetivo de fortalecer os laços entre a Pedra de Xangô e as comunidades de terreiros, promovendo uma conexão significativa com a sociedade civil.
Organizado pela Associação Bominfá e Samba das Matriarcas, o evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Salvador e do Sebrae.
Confira a programação do evento Festival da Fogueira:
Sábado (15):
- 15h - Credenciamento
- 15h30 - Abertura
- 16h - Exposição e apresentação cultural
- 17h - Cerimônia de titulação de personalidades civis e religiosos
- 18h - Cerimônia da Fogueira de Xangô
- 19h30 - Apresentação cultural “Samba dos Obas e Nane Peruna”
Domingo (16):
- 9h - Palestra Sebrae – Estratégias de Vendas para Pequenos Negócios: Transforme Desafios em Oportunidades
- 13h – Apresentações culturais da Mesa de Ogans, Filhos de Aráyiê, Black Play Dance e Samba dos Obás
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!