A tradicional Festa de Reis, na Solenidade da Epifania do Senhor, acontece nesta semana, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, em Salvador.
Com o tema "Como os Santos Reis ofertamos ouro, incenso e mirra!", a programação conta com o tríduo, que será realizado entre os dias 3 e 5 de janeiro, às 19h, na Matriz.
Leia também:
Além disso, como parte dos festejos, após a Santa Missa do dia 5 de janeiro, haverá também o desfile do Terno Anunciação.
Já no dia 6 de janeiro, a programação terá início com a alvorada às 6h. As missas em dois horários, a primeira às 8h, presidida pelo pároco, padre Romildo Pires; e às 19h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.
A organização ressalta que a cada noite, tanto durante as celebrações preparatórias como no dia festivo, serão aceitas doações de copos descartáveis (3 de janeiro), água sanitária (4 de janeiro), sabão em pó (5 de janeiro) e desinfetante e detergente (6 de janeiro).
Festa dos Santos Reis
A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica. O data marca o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.
Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.
A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos do Oriente, foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.
Veja programação:
- Tríduo
3, 4 e 5 de janeiro
- Festa de Reis
Alvorada - 6h
Missas
8h - presidida pelo pároco, padre Romildo Pires
19h - sob a presidência do bispo Dom Marco Eugênio Galrão, auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!