Para devotos católicos, o dia 23 de abril é dedicado às homenagens a São Jorge, conhecido como o Santo Guerreiro da Capadócia. Estabelecido como feriado em alguns estados brasileiros, o dia é marcado por missas, procissões e compartilhamento de alimentos por todo o país. Na Bahia, São Jorge é padroeiro da cidade de Ilhéus. Confira abaixo as tradições dedicadas ao santo nessa terça-feira (23):
Feijoada de São Jorge
Leia também:
No Rio de Janeiro, onde o dia de São Jorge é feriado, a feijoada é uma das principais tradições. Na Bahia, ela é conhecida como feijoada de Ogum - Um dos orixás associados ao santo.
Feita com feijão preto, a associação da feijoada com o orixá e, posteriormente com o santo católico, veio da miscigenação das culturas africanas com as europeias.
Procissão por Salvador
Na capital baiana, as comemorações em nome do Santo Guerreiro se iniciam às 5h da manhã, e missas especiais serão conduzidas às 8h e às 13h. Às 16h, devotos seguirão em procissão do Largo de Roma até a Matriz, no Jardim Cruzeiro.
Ás 19h, a Santa Missa Solene será conduzida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto.
História do Santo Guerreiro
A trajetória do Santo começa no séc. III depois de Cristo na Capadócia, região que atualmente é conhecida como parte da Turquia. Filho de pais católicos, Jorge compartilhava da fé em Cristo.
Aos 23 anos de idade, era soldado do exército romano estabelecido na Palestina, e ocupava cargo de muitas responsabilidades.
Sob o comando do Imperador romano Diocleciano, que planejava matar todos os cristãos, Jorge se negou a obedecer às ordens do imperador, alegando que divindades adoradas em templos romanos, pertencentes a uma religião politeísta, eram falsos deuses. Ele então foi submetido à tortura, com o objetivo de forçá-lo a negar a fé.
Quando Jorge resistiu à violência, o imperador ordenou que fosse degolado no dia 23 de abril daquele ano, e a partir do sacrifício em nome da fé em Cristo, São Jorge virou mártir entre os devotos da fé cristã. Ele é padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros.
A oração de São Jorge
"São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, rogai por nós. Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.
Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. E que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (o pedido é citado aqui).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. São Jorge, rogai por nós. Amém."
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!