A tradicional manifestação cultural ‘Bembé do Mercado’ completa 135 anos em 2024. Em Santo Amaro, os festejos acontecem entre os dias 13 e 19 de maio. Além das atividades religiosas, a programação contempla shows, feiras, rodas de conversa, oficinas, exposições e muito mais.
Bembé do Mercado - Tradição religiosa e cultural
A tradição do Bembé do Mercado foi iniciada pelo Babalorixá João de Obá em homenagem aos orixás e em celebração ao fim da escravidão. Por isso, parte das atividades são obrigações religiosas de agradecimento Iemanjá e Oxum - feito tradição dos pescadores que oferecem presentes ao mar.
Leia também:
Na prática, antes de chegar à festa no Largo do Mercado de Santo Amaro, os terreiros participantes cumprem os rituais religiosos. Depois, o povo de santo se reúne em um cercado fechado na rua e, nesse momento, o grupo é acompanhado pela população que contempla o maior candomblé a céu aberto do mundo.
A festa foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município de Santo Amaro (2010), do Estado da Bahia (2012) e Patrimônio Cultural Nacional (2019).
O Babalorixá José Raimundo, conhecido como Pai Pote, é presidente da Associação Bembé do Mercado e destaca a importância das atividades, principalmente as educativas, que ocorrerão durante a celebração: "Estamos realizando uma intervenção significativa, unindo esforços para além da celebração e visando também iniciativas educativas envolvendo crianças, adultos e idosos de Santo Amaro”, diz ele.
No evento, serão promovidas conversas sobre racismo e reconstrução do patrimônio cultural, além de cursos profissionalizantes em áreas como corte e costura, audiovisual e culinária afro. “Nós, defensores do 'Bembé', estamos extremamente felizes com o crescimento e união que estão ocorrendo em prol da celebração” reforça Pai Pote.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!