Baianos levantaram cedo nesta sexta-feira (8) para celebrar Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Vestidos de branco e amarelo, os fiéis foram até a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, para prestar homenagens e agradecer.
Em 2023 são comemorados 400 anos das Basílica e também 474 de celebração à Santa, considerada a festa religiosa mais antiga do país.
Leia também:
O pároco da Basílica, padre Adilton Lopes falou sobre o amor dos fiéis baianos à Nossa Senhora da Conceição.
"Uma grande graça. Mais uma vez celebrarmos a padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia. É algo tão bonito, o amor dos fiéis a Nossa Senhora. Passam séculos, e o amor em vez de diminuir, só aumenta mais. Vai passando de geração em geração, onde os fiéis vem aqui agradecer a Deus", afirmou o pároco em entrevista para a TV Bahia.
A devota Maria da Conceição nasceu no dia 8 dezembro e foi batizada com o nome em homenagem à santa. Todos os anos ela participa da festa.
"Amo ter nascido neste dia, amo ter esse nome, amo confiar na minha Mãe. Tudo que eu tenho, agradeço à Nossa Senhora da Conceição da Praia. Se eu não vier na celebração, não me chamo Maria da Conceição", disse.
Como manda a tradição, o cortejo com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Deus Menino saem pelas ruas do bairro do Comércio, passando pela Avenida da França, encontrando a imagem de São José na Capela do Corpo Santo, que fica localizada na esquina da Praça Cairu, e retornam para a igreja.
Demonstrações de fé
São incontáveis histórias de devoção estão atribuídas à Nossa Senhora da Conceição da Praia. A santa possui a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, fundada em agosto de 1645, que se dedica a cuidar da basílica e da preservação da devoção à santa. Com 900 membros voluntários cadastrados, a irmandade cuida da preservação da festa.
Presidente da comissão que organiza as celebrações em homenagem à Conceição da Praia há dez anos, Gabriela Dias Gonçalves, 43 anos, conta que sua vida está entrelaçada à santa.
“Desde criança acompanhava meus pais nas missas e atividades da igreja. Com o passar dos anos eu fui criando essa tradição também. Na época que fui prestar vestibular, achei que seria muito difícil passar e pensei em me apegar a algum santo para que meu sonho fluísse. Comecei a frequentar a igreja por escolha e fui aprovada em Economia e Direito. E não parei por aí. Aqui eu fiz três pós-graduações e passei no mestrado. Tudo pela Ufba, que é ainda mais difícil”, recordou.
Foi através da fé e da devoção que ela tem lidado com o luto após perde o esposo em janeiro deste ano.
“Por meio da Igreja da Conceição conheci uma pessoa que frequentava a Basílica do Bonfim. Nos relacionamos por 12 anos. Mas sei que Deus nos prepara para tudo. Aqui eu me casei, em 5 de novembro de 2022, e em janeiro deste ano meu esposo faleceu. Sabia que certas coisas tinham que acontecer para que eu me fortalecesse ainda mais na fé e, sobretudo, ajudando pessoas que precisam e que a igreja não se volta”, relata emocionada.
Programação
- 8 (sexta-feira)
Solenidade da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Neste dia, haverá Missas às 5h, 6h, 7h, 11h30, 12h30 e 15h (sendo esta a Missa da Amizade, por todos os fiéis que colaboram para a realização da festa); missa solene às 8h30, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, seguida da tradicional procissão pelas ruas do Comércio.
Celebração a Nossa Senhora da Conceição em outras paróquias:
- Missa da Aurora e do Silêncio - às 5h, ministrada pelo Pe. Bento (André) Santos Viana, Vigário Paroquial da Paróquia Ascensão do Senhor - CAB da Paróquia Ascensão do Senhor - CAB.
- Santa Missa - às 6h, com Pe. Isael Santa da Silva, Reitor do Seminário São João Paulo II, na Diocese de Teixeira de Freitas - Caravelas.
- Santa Missa - às 7h, com Pe. Luís Simões, Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Vitória e Vigário Forâneo da Forania 01
- Santa Missa - às 11h30, com Pe. José de Ribamar, Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga - Liberdade.
- Santa Missa - às 12h30, com Pe. Everaldo Pires da Cruz, CP, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Praia e Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
- Paróquia à Nossa Senhora da Conceição em Itapuã (Praça Dorival Caymmi, s/n) - Novenário: de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h. Eventos no dia festivo (8) - Alvorada: às 6h. Missas: às 7h e às 10h. Procissão: 16h30.
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Periperi - Praça Lions Club Internacional) - Novenário: 29 de novembro a 7 de dezembro. Eventos no dia festivo (8) - Missas: 7h, às 9h e às 11h. Procissão: 17h.
Observação: fiéis poderão doar macarrão, flocão/cuscuz, café, açúcar, farinha, arroz, feijão, leite, óleo, toalha/desinfetante e água sanitária para ação solidária.
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha, Salvador) - Tríduo: 5, 6 e 7 de dezembro, às 19h. Eventos no dia festivo (8) - Alvorada: 6h. Recitação do Ofício de Nossa Senhora e procissão pelas principais ruas do bairro: 7h. Missa solene: 8h.
Observação: fiéis poderão doar copos descartáveis (5 de dezembro), água sanitária (6 de dezembro), sabão em pó (7 de dezembro), desinfetante e detergente (8 de dezembro), para ações solidárias.
- Paróquia no bairro Tororó (Rua da Capelinha) - Novenário: de 29 de novembro a 7 de dezembro, às 18h30. Eventos no dia festivo (8) - Alvorada e recitação do Ofício da Imaculada Santa Mãe de Deus: 6h. Santa missa: 8h. Oração do Ângelus: 12h. Procissão: 16h.
Observação: fiéis poderão doar feijão, arroz, açúcar, óleo, leite, biscoito, café, macarrão e farinha para ações solidárias.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!