A baiana Talma Pereira acordou às 1h da manhã para se preparar para homenagear Iemanjá, a Rainha do Mar, neste 2 de fevereiro. Há 20 anos participando da festa no Rio Vermelho, em 2024 ela decidiu fazer uma roupa especial para a data e que remete à orixá.
Em entrevista ao Resenha das 7, programa da Bahia FM, ela contou que para ficar pronta demorou cerca de 2h30 e saiu da casa onde mora em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, às 4h da manhã para chegar a tempo dos festejos.
Leia também:
"Eu venho há 20 anos ao Rio Vermelho. Tudo isso representa a gratidão, de tudo que ela é na minha vida, para mim, para minha família. Ao longo desses 20 anos ela trouxe para minha vida toda uma estrutura de religiosidade, de serenidade, de equilíbrio, para que a gente possa se estruturar como pessoa e ver o mundo com os olhos como ela vê. De amor, de mãe, de bem querer a todos", disse.
A roupa de Talma, toda feita em pano azul, uma das cores que remetem a Iemanjá, traz diversas texturas e uma capa com pipocas, que foram coladas uma a uma na peça. A baiana também salientou a importância da data e da união entre as religiões.
"Que a gente possa ter esse mesmo amor, esse mesmo olhar e ter esse mesmo querer com todos, indiscriminadamente, independente, somos todos os iguais. Que toda a matriz africana e todas as religiões se deem as mãos, pra que em uma só paz, um só amor, a gente faça um mundo melhor", pediu Talma.
Programação Iemanjá
O presente de Oxum sai do terreiro de YLÊ OXUMARÉ, por volta das 23h30, e será entregue próximo da meia-noite. Já os presentes para Iemanjá podem ser colocados na colônia Z1, do Rio Vermelho, a partir das 08 horas do dia 1º. O encerramento será às 18 horas do dia 2 de fevereiro.
Os pescadores da colônia Z1 e seus colaboradores organizam a Casa de Iemanjá e o Barracão, onde fica a imagem principal, durante todo o período. A previsão é de que o presente principal de Iemanjá saia do terreiro de YLÊ OXUMARÉ antes da tradicional alvorada, prevista para às 05h.
O presente principal e os balaios só serão entregues no “Buraco de Iaiá”, à tarde. A localização exata, segundo a prefeitura, é um buraco em formato de concha, a 3 milhas náuticas da terra.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!