O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, embarcou para o Vaticano na noite desta terça-feira (22), um dia após o falecimento do papa Francisco. Com 65 anos, o cardeal é um dos sete brasileiros habilitados a participar do Conclave — processo de votação que escolherá o novo líder da Igreja Católica — e também é apontado como um dos possíveis papáveis.

Segundo informações do g1, Dom Sérgio chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h30, acompanhado por representantes da Arquidiocese. No local, foi abordado por passageiros que o reconheceram e pediram fotos. Em seguida, dirigiu-se ao setor de embarque para iniciar sua viagem ao Vaticano.
Leia também:
"Nós vivemos esse momento com a fé que motiva nossa esperança e com amor à Igreja, é claro. O que nos move seja nesse momento de oração pelo papa que faleceu, seja no Conclave que está pela frente, é a fé, confiança em Deus e esperança que brota pela fé", disse Dom Sérgio.
Os detalhes da viagem não foram divulgados oficialmente pela Arquidiocese de Salvador. No entanto, conforme apuração da TV Bahia, Dom Sergio fará uma escala em Portugal antes de seguir para Roma. A duração total do trajeto aéreo é superior a 10 horas.
Convocação

A convocação para o Conclave teve início pouco após a confirmação da morte do papa, na segunda-feira (21). De acordo com as normas da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto. Atualmente, segundo o Vaticano, 135 cardeais em todo o mundo estão aptos a participar da escolha do novo pontífice.
Ainda na segunda-feira, Dom Sergio da Rocha concedeu uma coletiva de imprensa, na qual comentou sobre a possibilidade de ser eleito papa. Na ocasião, afirmou que ainda não dispunha de muitas informações sobre o processo do Conclave.
"Em relação as especulações sobre o novo papa, é preciso primeiro respeitar esse momento. As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja", disse Dom Sérgio, a despeito de ter o nome citado em listas que apontam possíveis novos pontífices.
O Arcebispo de Salvador penas confirmou que iria participar da despedida do papa Francisco, marcada para a manhã de sábado (26), e permanecerá na região para participar das decisões.
“Os ensinamentos, os gestos do papa Francisco, repercutiram muito na igreja e no mundo, não só pelas suas implicações internas na vida da Igreja, mas pelo significado ético, religioso, político dos seus ensinamentos, daquilo que ele fez, daquilo que ele realizou e nos ensinou”, declarou o cardeal.


Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
