O projeto Repense Reuse, iniciativa que recolhe e dá destinação adequada a resíduos têxteis, está com 140 pontos de coleta em Salvador. Os interessados podem doar peças de roupas usadas em qualquer um dos contêineres espalhados pela capital baiana e por cidades da Região Metropolitana.
Os pontos estão distribuídos pelos bairros Imbuí, Amaralina, Jardim Armação, Águas Claras, Pituba, Caminho das Árvores, Costa Azul, Itaigara, Boca do Rio, Barra, Ondina, Corredor da Vitória, Canela, Cajazeiras, Castelo Branco, Barris, Piedade, Lapa, Pituaçu, Patamares e Pernambués. Há também pontos nos bairros de Piatã, Itapuã, Lobato, Stella Maris, Stiep, San Martin. Na Região Metropolitana, os coletores estão localizados em Lauro de Freitas (Vilas do Atlântico e Abrantes), Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Camaçari.
Leia também:
O projeto reúne peças usadas e as encaminham para uma curadoria que fica no Centro de Armazenamento e Triagem, em Lauro de Freitas. No local, elas são categorizadas, classificadas e higienizadas.
Depois disso, as roupas poderão ser destinadas à revenda ou submetidas à reutilização criativa, para serem transformadas em novas peças. Desde 2021 que o projeto recebe peças e até hoje cerca de 350 toneladas de têxtil já passaram pelo ciclo do projeto.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!