icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tabus, Tretas e Troças

Série A: veja probabilidades de título e rebaixamento no Brasileirão

Com o início do 2º turno do Brasileirão e alguns jogos atrasados a disputar, clubes começam a fazer as contas para levantar a taça e não cair

foto autor

Silvio Tudela

29/07/2024 às 9:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Apesar de algumas partidas ainda a disputar em função das terríveis inundações no sul do Brasil e pelo conflito de datas em outros torneios, pode-se dizer que, teoricamente, o primeiro turno do Campeonato Brasileiro já terminou. Dos 20 clubes da Série A, sete já iniciaram o returno e estão com 20 partidas, cinco completaram seus 19 jogos, sete ainda precisam de uma disputa, e um deles ainda tem quatro confrontos para fechar o turno.


				
					Série A: veja probabilidades de título e rebaixamento no Brasileirão
Série A: veja probabilidades de título e rebaixamento no Brasileirão. ​Foto: Reprodução / Canva Pro

Mesmo com estas distorções que serão ajustadas no decorrer do campeonato, já entraram em campo as probabilidades matemáticas de cada equipe ser campeã, na melhor de todas as hipóteses, ou rebaixada para a divisão inferior, na pior delas. Ao fechamento da rodada do meio da semana passada, no dia 25 de julho, o panorama de pontos possíveis de serem conquistados pelos clubes era o seguinte:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

  • 57 pontos disponíveis: Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Bahia, Corinthians, Vitória e Atlético-GO
  • 60 pontos em disputa: Flamengo, Fortaleza, Cruzeiro, Vasco e Fluminense
  • 63 pontos possíveis: Athletico, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Juventude, Criciúma, Cuiabá e Grêmio
  • 72 pontos ainda em jogo: Internacional-RS

Essa grande quantidade de pontos e discrepâncias pode indicar um segundo turno com alguma campanha de recuperação fantástica até para os 'lanternas' caso conquistem inacreditáveis 100% dos pontos, reviravoltas de posições e até mesmo flertes com a zona de rebaixamento para quem já se enxerga com possibilidade de título. Basta lembrar o incrível feito do Botafogo no ano passado para comprovar que tudo pode mudar.

No panorama mostrado pelo portal de probabilidades desenvolvido pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que realiza esse estudo desde 2005, até esta sexta-feira, 26 de julho, as maiores chances de ganhar o Campeonato Brasileiro são do Botafogo (40,6%), do Flamengo (23,1%), do Palmeiras (11,8%), do Cruzeiro (8,8%), do Fortaleza (7,7%), do São Paulo (3,0%) e do Bahia (1,8%). Outros clubes aparecem com menos de 1% de probabilidade de título.

No lado inverso da tabela, Atlético-GO (87,2%), Vitória (66,2%), Fluminense (65,1%), Grêmio (49,2%), Criciúma (33,8%), Corinthians (32,6%), Cuiabá (28,8%), Juventude (12%) e Internacional (10%) são os maiores candidatos ao rebaixamento.


				
					Série A: veja probabilidades de título e rebaixamento no Brasileirão
Com o início do 2º turno do Brasileirão e alguns jogos atrasados a disputar, clubes começam a fazer as contas para levantar a taça e não cair. ​Foto: Reprodução / Canva Pro

A dança dos números no Brasileirão e as previsões de 2023:

O afunilamento do campeonato em direção ao seu final, menor oferta de pontos em disputa, confrontos diretos entre times com rivalidades históricas, mudam os objetivos e surgem pressões diferentes. Enquanto uns buscam o título, outros miram na classificação para a Libertadores da América ou a Copa Sul-Americana, e há evidentemente os que entram no desespero. Daqui a algumas rodadas, serão outros cálculos numéricos que ganharão prioridade, como o total de pontos que falta para levantar a taça e para não se ver na Série B do ano que vem.

Em meados de setembro do ano passado, quando a maioria dos clubes já tinha entre 22 e 23 jogos disputados até então, o mesmo estudo mostrava que o Botafogo possuía 87,1% de chances de ser o campeão e era seguido pelo Palmeiras com 4,8%, Grêmio com 2,9%, Fluminense com 2,6% e RB Bragantino com 1,1%. Todo mundo sabe o desfecho: o time da Estrela Solitária, que chegou a ter 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, despencou na tabela e terminou o torneio em quinto lugar, fora inclusive da classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América. O troféu acabou caindo no colo do Alviverde Paulista, o vice-campeonato ficou com o Tricolor Gaúcho, e o Atlético-MG e o Flamengo fecharam as quatro primeiras posições. O Massa Bruta terminou em sexto e o Tricolor Carioca em sétimo.

Na época, as maiores probabilidades de rebaixamento se voltavam para o Coritiba (94,1%), América-MG (81,1%), Santos (71,6%), Vasco (69,4%), Bahia (23,4%), Goiás (18,5%) e Corinthians (12,6%). Os três primeiros caíram para a Série B e levaram consigo o Goiás. O Cruzmaltino e o Esquadrão de Aço escaparam do rebaixamento na última rodada, graças a uma incrível combinação de resultados.

Imagem ilustrativa da coluna TABUS, TRETAS E TROÇAS COM SÍLVIO TUDELA
AUTOR

Silvio Tudela

AUTOR

Silvio Tudela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela