Brasil e Costa Rica se enfrentam nesta segunda-feira (24) no jogo de estreia de suas seleções pela Copa América, com um retrospecto absolutamente favorável para os brasileiros. Em 11 partidas, foram dez vitórias brasileiras, apenas uma derrota para o time da América Central e nenhum empate. A Seleção Brasileira obteve três vitórias em Copas do Mundo, três em amistosos, duas pela Copa América e duas pelo Campeonato Panamericano, no qual a Costa Rica venceu o time brasileiro uma única vez.
Terceiro torneio internacional de futebol mais popular depois da Copa do Mundo e da Eurocopa, a Copa América é a principal competição entre as seleções que integram a Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol. Para quem gosta de previsões e superstições e analisa o histórico da Copa América, o time vencedor do torneio nunca foi o campeão da edição próxima e seguinte da Copa do Mundo. A única exceção é Argentina, que é atual campeã dos dois campeonatos.
Leia também:
Em suas 47 edições realizadas oficialmente desde 1916, oito das dez equipes nacionais que fazem parte da entidade representativa do continente sul-americano já venceram o torneio pelo menos uma vez. A hegemonia da Copa América está empatada entre Uruguai e a Argentina, países que têm o maior número de campeonatos na história do torneio, com 15 títulos. O Brasil vem atrás, com nove conquistas. Peru, Paraguai e Chile contam com dois triunfos cada. Bolívia e Colômbia contam com um único troféu. Apenas Equador e Venezuela ainda não venceram.
A inconstância marca a história da competição. Desde o seu nascimento, o torneio mudou o nome - havia sido o Campeonato Sul-Americano de Futebol até 1975 -, o regulamento e a fórmula de disputa, o número de participantes, a periodicidade (com intervalos de disputas anuais e hiatos de dois, três, quatro, seis e até oito anos). Também chegou a ser disputado duas vezes em 1959 e em três ocasiões (1975, 1979 e 1983), o torneio foi realizado sem uma sede definida.
A Copa América começou a mudar a partir de 1993, quando passou a ter geralmente 12 equipes, sendo todas as 10 vindas da Conmebol e duas equipes adicionais de outras confederações da América do Norte e da Ásia. Já receberam convites para participar da competição: México, Estados Unidos, Costa Rica, Japão, Honduras, Jamaica, Haiti, Panamá e Catar. As equipes do Canadá, Espanha, China e Austrália também chegaram a ser convidadas, mas alegaram diversos motivos para não participar, como a insegurança do país-sede, interrupção de férias de jogadores, conflito de agenda devido à qualificação para a Copa do Mundo e a pandemia de Covid-19, e recusaram o convite.
A edição comemorativa de 2016, batizada como Copa América Centenário, contou com 16 equipes, com as 10 seleções da Conmebol e seis equipes da Concacaf. O mesmo formato deve se repetir agora na edição de 2024, que também será realizada nos Estados Unidos. O México, vice-campeão em 1993 e 2001, é a equipe mais bem sucedida entre as equipes convidadas.
Histórico da Copa América
A Copa América tornou-se o campeonato de seleções mais antigo do mundo após os Jogos Olímpicos de Londres de 1948, quando os times começaram a ser disputadas por equipes que não eram consideradas as principais, e o British Home Championship, que foi abolido em 1984. Este torneio era disputado anualmente entre as quatro seleções nacionais do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda, que competiu como Irlanda do Norte a partir do final dos anos 1950) desde a temporada 1883-84 e foi disputado até a temporada 1983-84, quando deixou de existir após 100 anos.
Em termos de curiosidade, o torneio é ainda mais antigo, pois teve sua primeira edição realizada em caráter de teste, em 1910, na Argentina, para comemorar o centenário da independência do país. Participaram dessa primeira edição o Chile, Uruguai e o Brasil, além do país-sede. O primeiro campeão foi o Uruguai, após disputar com a Argentina o jogo final, no Estádio Presidente Perón.
Mas a Conmebol só reconheceu o torneio como sendo oficial em 1916, realizada no Uruguai e onde os anfitriões sagraram-se bicampeões, vencendo novamente a Argentina na final. Sede do torneio em 1919, o Brasil se tornou campeão pela primeira vez, vencendo o Uruguai, por 1 a 0, na partida decisiva. A Argentina só veio vencer a Copa América no ano de 1921, que marcou a primeira participação do Paraguai, após ter se afiliado à Conmebol. Nos anos seguintes, o Uruguai dominou o torneio que, na época, era o maior campeonato de futebol do planeta, já que a Copa do Mundo ainda não existia.
Sílvio Tudela
Sílvio Tudela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!