O torcedor pode deixar a humildade de lado e reconhecer que a Copa do Nordeste deste ano será histórica. Isso porque, pela primeira vez na era dos pontos corridos, a competição vai reunir cinco equipes que estão na Série A (Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória), um recorde. Além da promessa de grandes clássicos regionais, o Tricolor Baiano e o Leão do Pici vão disputar a Copa Libertadores da América e o Rubro-Negro Baiano jogará a Copa Sul-Americana, demonstrando mais uma vez o crescimento e a força do futebol nordestino. A CBF também confirmou que o campeão do torneio garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2026 e que a Copa do Nordeste Sub-20 retorna neste ano, após uma interrupção por três anos, desde 2022.
Carinhosamente apelidada de “Lampions League", pode-se dizer que a Copa do Nordeste é o único torneio regional que realmente emplacou no país. A competição, que é sucesso de público, renda e audiência, começou a ser disputada oficialmente em 1994, passou por períodos de interrupção, e consolidou-se a partir de 2013, ganhando destaque e atraindo a atenção de uma população gigantesca na região, que conta atualmente com mais de 57 milhões de pessoas.
Leia também:
A competição possui nove clubes campeões nas 19 edições realizadas. Bahia e Vitória são os maiores vencedores, com quatro títulos cada. O Sport, o Ceará e o Fortaleza foram campeões em três oportunidades. América de Natal, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa possuem uma conquista cada.
Organizada pela Liga do Nordeste em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição de 2025 já passou por uma pré-qualificação com jogos eliminatórios para completar a fase de grupos, que será disputada entre 21 de janeiro e 26 de março. Os duelos das Quartas de Final e das Semifinais acontecerão em junho e os dois jogos decisivos estão previstos para o início de setembro.
As 16 equipes estão divididas em dois grupos de oito, com cada time enfrentando os clubes da própria chave. Os quatro melhores de cada lado avançam e enfrentam os classificados do outro, em jogo único, com vantagem de mando para o time de melhor campanha. O mesmo formato será aplicado nas semifinais. As finais serão disputadas em jogos de ida e volta
Grupo A
- Altos (PI);
- CRB (AL);
- Ferroviário (CE);
- Fortaleza (CE);
- Moto Club (MA);
- Sousa (PB);
- Sport (PE);
- Vitória (BA).
Grupo B
- América (RN);
- Bahia (BA);
- Ceará (CE);
- Confiança (SE);
- CSA (AL);
- Juazeirense (BA);
- Náutico (PE);
- Sampaio Corrêa (MA).
Sílvio Tudela
Sílvio Tudela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!