Parabéns! Você e seu bebê chegaram ao segundo trimestre. Agora, a princípio, aqueles sintomas mais incômodos devem ser amenizados e você entra na fase mais gostosa. Com 13 semanas de gravidez, os hormônios dão uma estabilizada, a energia aumenta, o apetite volta. Dá para contar para todo mundo, começar a pensar na decoração do quarto, no enxoval, no chá de bebê, no seu plano de parto e em todos os outros detalhes gostosos da gestação.
Como está o bebê?
Seu bebê tem cerca de 7,5 cm, mais ou menos o tamanho de um pêssego. Embora ele se mexa bastante aí dentro, você ainda não consegue sentir os chutes. Isso deve acontecer por volta da 17ª semana, aproximadamente. Ele ainda tem espaço de sobra. Os órgãos do bebê se mantêm muito ocupados nesta semana. O fígado secreta bile, o pâncreas produz insulina e os rins formam a urina para transportar resíduos para o líquido amniótico.
Os intestinos, que residiam parcialmente no cordão umbilical, voltaram para o abdome, que agora tem espaço suficiente para abrigá-los. Ao longo dos próximos meses, o corpo vai crescer a uma velocidade incrível para acompanhar a cabeça. Com 13 semanas de gravidez, os órgãos genitais também estão completamente formados e, nas próximas semanas, é provável que o ultrassom já consiga mostrá-los.
Veja também:
E seu corpo, como fica?
É hora de se sentir mais leve e mais feliz, com menos enjoos e mais disposição. Que tal aproveitar esse período, com 13 semanas de gravidez, para começar a pensar no enxoval do bebê? Não precisa sair comprando tudo ainda, porque você ainda nem sabe o sexo do bebê e o impulso é o pior inimigo das finanças. Mas dá para ir fazendo uma lista, pesquisando preços, conversando com outros pais e mães para saber o que é útil e o que não é.
Preste atenção na sua saúde. Infecções podem causar problemas e ter consequências graves durante a gestação. Se você sentir alguma ardência na hora de fazer xixi, por exemplo, informe seu médico. Quanto antes uma possível infecção urinária for diagnosticada e tratada, mais tranquilos você e seu bebê ficam. Lembre-se também de marcar uma consulta com o dentista. Infecções na gengiva também estão ligadas a complicações na gravidez, como parto prematuro. Capriche na escovação!
Baby Home
Baby Home
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!