Se você está esperando um bebê, já deve ter notado várias transformações no seu corpo. Desde os seios inchados e doloridos nas primeiras semanas, até o crescimento da barriga, passando pelo sono e pelos enjoos… São realmente muitas mudanças ao longo dos nove meses. Você sentiu algo diferente nos seus fios? Pois saiba que sim, os cabelos também são impactados na gravidez e no período logo após o nascimento do bebê.
Com ajuda da dermatologista Fabiane Mullinari Brenner (@dra.fabianedermato), professora de dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), listamos quatro cuidados que você precisa ter com o cabelo na gravidez. Confira:
Leia também:
1. Produtos: o que pode e não pode usar no cabelo na gravidez
“A princípio, durante a gestação, é possível usar todos os produtos cosméticos nos cabelos”, diz a médica. No entanto, os tratamentos químicos estão proibidos nessa fase. Nada de tintura, alisamento ou qualquer outra forma de relaxamento para reduzir volume e ondulação. “Esses tratamentos químicos estão relacionados a problemas, devido à grande absorção do couro cabeludo, facilitando a chegada de produtos tóxicos ao bebê”, explica.
2. Pode usar secador, chapinha e escova térmica?
Segundo Fabiane, não há restrições. Pode usar secador, chapinha e escovas térmicas à vontade. “Inclusive, os cabelos tendem a ficar mais grossos e reduzir a queda durante a gestação. Isso faz com que o volume geral do cabelo aumente e haja uma sensação de que ele está mais cheio ou crescendo mais rápido. Muitas vezes, as pacientes precisam mudar sua rotina de cuidado por conta disso”, aponta a professora.
3. Cabelo na gravidez: fios ficam mais fortes?
“Na realidade, o que ocorre durante o período de gestação é que, por influência hormonal, os cabelos tendem a continuar crescendo por mais tempo. Isso faz com que haja um maior número de fios de cabelo no couro cabeludo ao mesmo tempo, especialmente durante os meses finais da gestação”, diz a especialista.
4. E no pós-parto, o cabelo cai mesmo?
Sim, isso é verdade. Logo depois do parto, em geral, há uma queda, que dura cerca de três meses. “A queda é normal e pode ser agravada pelo estresse, por deficiências nutricionais e por outras alterações da rotina decorrentes da nova fase da vida. Manter uma dieta equilibrada e tentar reduzir esses fatores de estresse são atitudes que podem ajudar”, orienta Fabiane. Nos casos de queda intensa, marque uma consulta com seu dermatologista para identificar os fatores desencadeantes e afastar outras doenças que podem estar associadas.
Leia mais sobre Maternidade no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Baby Home
Baby Home
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!