Os primeiros lançamentos de música pop da Bahia em 2023 foram impressionantes. A qualidade do material produzido foi realmente muito alta e representou variadas vertentes do pop baiano. Neste lista, destaco alguns dos singles mais interessantes que ouvi até agora este ano, com Sued Nunes, Jalmy, Maria Struduth e as estreias de Décio Ventura e Josy Baianinha. Sued Nunes até Josy Baianinha. Uma leva de singles que trouxeram ritmos e histórias que nos fazem sentir a riqueza da música do estado. Esta é apenas a primeira parte da lista e na próxima semana eu trago mais alguns.
Veja também:
Sued Nunes
No Dia Internacional da Mulher, a cantora e compositora Sued Nunes lançou o single "Destino", acompanhado por um videoclipe dirigido por Marvin Pereira e a própria Sued Nunes. A música é uma conversa com o universo feminino e traz questionamentos sobre o próprio destino e tudo que atravessa as mulheres.
A canção é autobiográfica e traz uma melodia construída em cima do Agueré, um toque de candomblé para o orixá Oxossi. O diálogo da percussão com os sopros criam uma sonoridade bastante referenciada na Orkestra Rumpilezz. O sax e a flauta de Gleison Coelho, num arranjo que o próprio músico escreveu junto com Issa, que também assina a produção musical, dialogam perfeitamente com os tambores.
Essas características sonoras de "Destino" já dão as pistas sobre o novo álbum de Sued, ainda em construção, que trará uma transição estética com a mescla dos tambores em cima de um beat. O videoclipe apresenta a artista de uma forma mais íntima, com a exposição de suas incertezas.
Jalmy
O cantor Jalmy lançou seu novo single intitulado "Licor de Maracujá", que está disponível em todas as plataformas digitais. A música tem um arranjo de arrocha, misturado com brega funk, que é típico do Nordeste, e apresenta uma relação sinestésica com o licor de maracujá, que relaxa e atiça. A canção evoca gestos de carinho, carícias e um chamego bom, que fazem sentir vontade de dançar colado. O single foi produzido por Cuper, com lançamento pelo selo Benzza Music.
Décio Ventura
Cantor, compositor e bailarino natural de Dias d'Ávila, Décio Ventura é um estreante no mundo da música. E já começou muito bem. Ele traz influências da Black Music, sobretudo do R&B e Soul contemporâneos, além de música alternativa e pop. Ele lançou seu primeiro single "Adrenalina" em 26 de janeiro e está perto da marca de 30k streams no Spotify.
A música, que é um Pop/R&B, conta a história de um encontro inusitado que o artista teve com um rapaz do Tinder durante a pandemia de Covid-19 em 2020. O single está disponível em todas as plataformas digitais e ainda conta com um clipe no seu canal do YouTube. A produção foi realizada por Iccaro, a captação vocal por Ruchell, o visual por Gabriel Lima e o videoclipe por Emerson Santana.
Maria Struduth e Zeferina
Outro lançamento que chegou em 08 de março, no Dia Internacional da Mulher, foi “Olhai, Mamãe Oxum”, da cantora e artista visual feirense Maria Struduth e da cantora e poetisa paulista Zeferina. A canção é uma parceria que apresenta uma mensagem de defesa à vida das mulheres contra a violência, expressa por meio do ritmo do ijexá e com letra que evoca a orixá Oxum. O clipe da faixa foi gravado nas águas de uma cachoeira no Recôncavo Baiano.
A composição nasceu em 2019, quando Maria Struduth, em meio a diversas violências sofridas ao longo da vida pelo fato de ser mulher, deu voz a uma prece para Oxum, em uma queda d'água no povoado de Murutuba (Cachoeira/BA). Durante o encontro musical Ethno Bahia, a música incompleta chegou aos ouvidos de Zeferina, que procurou Maria para concluírem, juntas, a obra. A gravação do single e do videoclipe foram financiados por uma rifa de uma ilustração confeccionada pela própria Maria.
Josy Baianinha
A cantora Josy Baianinha lançou o seu primeiro single autoral intitulado "Samba de Flor". A música dá continuidade à tradição do samba de roda da Bahia, tanto na sua musicalidade quanto na sua temática. A canção conta a história da artista desde a sua cidade natal, Santo Amaro, até a sua vida em Salvador como baiana de acarajé.
O clipe da música já está disponível no YouTube e a faixa pode ser encontrada nas principais plataformas de streaming. Josy Baianinha é uma mulher preta, cantora, compositora e mobilizadora do coletivo Roda de Samba de Mulheres de Itapuã, e o selo responsável pelo lançamento do single é o Favela é Massa, que tem como objetivo impulsionar novos artistas do pagode baiano.
Marcelo Argôlo
Marcelo Argôlo
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!