Não entendeu? Traduzindo para o português: Jô Queiroz traça a linha de Salvador da Bahia - Benin. Este é o título de uma reportagem publicada no Jornal Le Focus, do Benin. A notícia se refere a uma exposição de fotos de Arlete Soares, também baiana. Na entrevista, a produtora executiva cultural Jô Queiroz fala do prazer, do sentimento de estar mais uma vez no continente africano e especificamente no Benin.
"Foi um prazer dividir essa curadoria com a antropóloga e escritora Goli Guerreiro. 'Relligare - a Bahia no Benin' é um trabalho que me deixa feliz. São 32 fotos que contam um pouco dessa relação do Benin, antigo Reino de Daomé, com a Bahia, com o Brasil".
Leia também:
A abertura da mostra foi na quarta-feira, no Palácio de Daagbo, na cidade de Ouidah. Uma verdadeira festa em que o povo do Benin se reuniu para ver os seus nas fotos de Arlete. Desta vez , a fotógrafa não foi ao Benin, por questões particulares, mas foi representada pela amiga Goli Guerreiro. A exposição era esperada com grande expectativa pelos Beninenses.
"As pessoas, ao encontrarem fotos de seus familiares, se alegravam. Diziam emocionadas: 'olha o meu pai aqui, encontrei a foto do meu vô'. Contavam com saudade as histórias dos seus antepassados e de pessoas que já se foram e exclamavam: 'esse partiu para a espiritualidade'".
Na exposição tem fotos da comitiva que veio a Salvador para visitar a casa do Benin na capital da Bahia. Foi uma celebração com a presença do rei Hounan Houna II. A foto do pai dele também está na exposição de Arlete. Benin teve um dia de festa, de lembranças contadas por uma mulher que muito contribue com a cultura da Bahia.
Flipelô homenageia Raulzito, o 'Maluco Beleza'
A Feira Literária Internacional de Pelourinho (Flipelô) começou na quarta e vai até domingo. Eu, se fosse você, não perderia. É tudo de graça. É só olhar a programação e escolher. Tem saraus, debates, recitais de poesia, fotografia, rota gastronômica. Já agendei pra assistir no domingo (11) a mesa Compositores / Letristas com duas feras: o baiano José Carlos Capinan e o maranhense Salgado Maranhão. O compositor Paquito será o mediador. Chegue lá no Museu Eugênio Teixeira Leal, às 11h.
Revolta dos Búzios entra na décima primeira semana
Você sabia que no domingo a "Revolta dos Búzios" faz 226 anos? É dia de celebração no Museu de Arte Moderna - MAM, com mais uma exibição do cineasta baiano Antônio Olavo. A sessão começa ás 18h de segunda-feira (12) e o ingresso custa R$ 10. A revolta dos Búzios é um filme que você não pode perder.
Quando setembro chegar tem feijoada da Negra Jhô
O ano tá correndo e no Pelourinho só se fala na Feijoada da Negra Jhô. Vai ser dia 7 de setembro, no Largo Tereza Batista. O Ilê Aiyê já confirmou participação e alguns artistas confirmaram presença. Negra Jhô sugere que seus fãs levem leques pra amenizar o calor. Compre logo sua camisa. Até o dia 15 desse mês custa R$ 80. Aproveite a promoção.
Dom Chicla faz show na Casa Rosa
O compositor e cantor Dom Chicla faz show depois na sexta-feira (9), na Casa Rosa, Rio Vermelho. Dom Chicla, que já foi Chiclete no auge da axé music e fazia parte de um trio chamado Conexão Negra, junto com Augusto Conceição e o cantor André Fanzine.
Wanda Chase
Wanda Chase
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!