Conversando com alguns forrozeiros, já deu pra sentir que expectativa é grande, sabendo que passamos dois anos sem realizar a festa mais tradicional do Nordeste. Para o cantor e compositor Del Feliz, este vai ser o melhor São João de todos os tempos. “A minha agenda de shows cresceu absurdamente. Vou festejar de uma vez só 22 anos de carreira”. Del trabalhou muito na pandemia, mas em casa, compondo. Agora vai ter que fazer uma ginástica pra cantar em tantos palcos.
Adelmário Coelho também está com uma agenda invejável. Shows e mais shows até agosto. São vinte e oito anos de estrada e de palco, lugar onde ele diz que nunca deveria ter saído. “Foram dois anos de uma situação dramática, nunca imaginei. O povo está tão sedento por São João, que até cidades que não tinham tradição de fazer festas juninas este ano vão realizar”.
Leia também:
Samba Junino
Alô, povo do Samba Junino! Antecipo aqui que estou preparando para a minha coluna Ópraí Wanda Chase uma reportagem especial com Fogueirão, Jaké, Scorpions e diversos outros grupos de samba junino. É daqui a pouco. Enquanto isso, vou dar uma dica aqui. Domingo, dia 15, a família do Maestro Vivaldo Conceição vai fazer um ensaio na Rua Mestre Pastinha, Bairro da Federação, antiga rua do Vai quem quer, pertinho do antigo Ceparh, do cientista Elsimar Coutinho. Fica o convite para uma tradição que resiste. Isso é cultura popular, rica de muito conteúdo e história. Vamos lá? É na rua!
Bossa Nova: nova onda dos novinhos americanos
O músico baiano Mikael Mutti conta que agora a onda dos novinhos nos Estados Unidos é curtir bossa nova. Aproveitando a onda, “Mika” sugeriu ao pianista Sérgio Mendes - um dos artistas brasileiros mais conhecidos no mundo - que os dois produzissem um disco com canções de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Edu Lobo… e por aí vai. Sergio Mendes, mora há mais de 50 anos no Japão, mas volta semana que vem para Los Angeles. A ideia aí é produzir o disco com cantores jovens americanos e brasileiros. A empolgação já tomou conta dos artistas e de mim também. Mikael Mutti é um dos melhores músicos da Bahia e há cinco anos mora nos Estados Unidos.
Domingo que vem tem eleição
A eleição é para escolher os membros do novo Conselho e o Coordenador do carnaval de 2023. Enquanto isso, os blocos de trio, afoxés, blocos de travestidos estão batalhando para botar o bloco na rua. Todo ano a história se repete: a falta de patrocínio para algumas entidades, e com a pandemia a situação é ainda mais complicada. Uma pergunta que não quer calar: o que vai ser feito no circuito Osmar? A cada ano mais artistas descem pra Barra.
Leia mais sobre Ópraí Wanda Chase no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Wanda Chase
Wanda Chase
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!