As vozes femininas da nova literatura estão em diferentes formatos. Poesias, contos, romances e até obras de estudos sociais se mesclam nas possibilidades. Existem escritoras atuais, no entanto, que vão além das páginas.
Ativas em redes sociais, debates e em outras camadas, elas compartilham reflexões diversas que podem inspirar todos os baianos e brasileiros.
Leia também:
Conheça alguns nomes da nova literatura baiana:
1. Sofia Oliviera | @sofidisse
A sua força não está na dor que você suporta, mas na sua coragem de encará-la. Recomeçar nem sempre é mudar o caminho, mas a forma de caminhar. Ciclos só se findam quando mudamos a postura e abraçamos o movimento. Tem coisas que só o simples resolve. A felicidade não é uma corrida contra o tempo, é um caminho em busca de si. Qualquer lugar que não me cabe é passado. Se permita sonhar para não se perder em sonhos que não são seus. Coragem é saber partir.
2. Vanessa Brunt | @vanessabrunt
Tem coisa que a gente só enxerga quando se distancia. Tem barulho que a gente só percebe quando (se) muda. Tem ferida que a gente só cura se não acaricia. Tem gente que a gente só salva quando não ajuda. Às vezes ficar imóvel é agir em legítima defesa. Às vezes é preciso parar para poder (r)ir contra a correnteza. Às vezes é só no silêncio que se pode ouvir o estrondo. Às vezes é só retirando que se está realmente pondo.
Tropeçamos é nas pequenas pedras, porque montanha a gente escala. O impossível é um emaranhado de pequenos possíveis, por isso importa a ação e a fala. Transborde em tudo e fique onde couber. Esse é o lema que vai ser guia. O principal oposto de felicidade não é tristeza, é agonia.
3. Lívia Natália | @livianataliapoeta
Meu corpo não respeita as estações. Chove grosso em cada dobra da cidade E eu trago comigo um vestido de verão intempestivo. Meu corpo não cede e, vivo, arde no ligeiro das rendas, nas maresias que lambem o ar. Meu corpo não cede. E o vestido que me desveste neste calor temporão é todo bordado na minha pele: por dentro.
4. Mariana Paiva | @marianapaivacultura
Vida que é vida invade. Que o que muda da gente não pede licença, chega de vez abrindo espaço, transformando desejo em coisa viva. Sorriso é resistência. Beleza é só um instante. Quero mala para arrumar, quero destino.
5. Jade Lôbo | @jadealobo
O conhecimento guardado, que não se transmite, que não conflui com as outras ciências que estão coexistindo no mesmo universo, é um conhecimento apenas teórico, que não possui concretude prática. A quem serve o conhecimento que morre em arquivos? A quem serve o conhecimento que apenas ecoa nas grandes cátedras? O conhecimento orgânico nasce no fazer.
Vanessa Brunt
Vanessa Brunt
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!