O setor de empreendedorismo na Bahia tem ganhado destaque no cenário nacional, impulsionado por uma crescente geração de novos negócios e ideias inovadoras. O estado, que conta com 18 empresas no ranking Maiores e Melhores do Mundo em 2024, se posiciona como um polo de desenvolvimento econômico, integrando suas riquezas culturais e naturais com soluções criativas em diversas áreas.
Além disso, a Bahia tem se mostrado um terreno fértil para o surgimento de empreendimentos que não apenas valorizam a identidade local, mas também contribuem para a modernização e a diversificação da economia, indo desde os setores de luxo e tecnologias emergentes até artesanatos.
Leia também:
Presentes em grandes premiações internacionais, desfiles de modas e parcerias de projeção nacional, diversas novas marcas baianas se tornam referência. Algumas empresas que aumentaram os padrões regionais nos ramos de chocolate, moda, náutica, arte em cristais e cosméticos são exemplos de disruptivas que revelam o potencial do estado. Confira:
1. Ateliê Mão de Mãe | @ateliemaodemae
A marca baiana Ateliê Mão de Mãe vem ganhando destaque nacional, conquistando o coração de celebridades como Débora Secco e Marina Sena, e marcando presença em grandes eventos, como o São Paulo Fashion Week. Com envio para todo o Brasil, a marca de moda artesanal tem se consolidado como um ícone de inovação e identidade regional.
Com a proposta Hand Made, as peças chamam atenção pelas cores vibrantes, texturas e formas inusitadas, que transmitem ao público nacional a energia da Bahia.
Em uma das suas parcerias com grandes marcas mais recentes, o Ateliê se uniu à Avatim, marca de cosméticos (com lojas, por exemplo, no Shopping Barra e em Guarajuba) que também reflete a essência da Bahia em seus produtos. A colaboração entre as duas empresas foi um sucesso, com a Avatim presenteando os convidados do desfile e ampliando a visibilidade da rica cultura local no cenário fashion.
2. Aloha Náutica | @alohanautica
Essa é para os amantes do mar e do alto luxo. A Aloha Náutica, que tem sede na Bahia, no Rio e em São Paulo, tem se destacado no mercado nacional por sua capacidade de trazer ao Brasil o melhor da tradição e inovação da indústria europeia.
Por ser distribuidora oficial e exclusiva do grupo Beneteau no país, rede com 140 anos de história e mais de 9.000 embarcações produzidas anualmente, a representante brasileira, que inclui os Veleiros Beneteau e Catamaran Excess, traz mais inovações em primeira mão para a Bahia.
Os barcos movidos a motor, as Lanchas e trawlers de luxo Beneteau são algumas novidades da empresa. Novas tecnologias das fábricas europeias, renovações de modelos e a nova geração de barcos podem ser vistas por quem estiver acompanhando a marca.
3. Ju Arléo Chocolates | @juarleochocolate
Julia Arléo, uma jovem empreendedora do Sul da Bahia, fundou a Ju Arléo Chocolates, a primeira marca Tree-to-Girl do Brasil, inspirada pela tradição familiar de cultivar cacau na Fazenda Santa Rita, em Ilhéus.
O chocolate da marca é feito a partir de cacau especial, cultivado com cuidado na Mata Atlântica, e segue o processo Tree to Bar — desde o plantio até a fabricação do produto final, garantindo um sabor único e artesanal. Premiado no International Chocolate Awards, o Chocolate 36% ao leite com Cupuaçu é o favorito da fundadora, que busca transformar cada pedaço de chocolate em uma verdadeira experiência sensorial.
A prática já percorreu quatro gerações na família, e é marcada por grandes premiações internacionais que colocam a Bahia como ponto do cacau. Os valores das barras de chocolate premiada variam entre R$ 21,00 e R$ 24,00, são eles: Chocolate 55% Cacau ao leite com Café, Chocolate 70% Cacau com Mel de Uruçu, Chocolate 36% Cacau ao leite com Cupuaçu e Chocolate 70% Cacau.
4. Dumato | @soudumato
Desenvolvida pelo casal de empresários Alana Sales e Rogério Silva, a marca baiana Dumato rompe com os parâmetros do mercado de cosméticos com a proposta de promover o autocuidado com base em referências da cultura afro-brasileira e indígena. Os produtos da marca, que combinam componentes com benefícios físicos e energéticos, visam também a proteção contra energias negativas em um banho de ervas que valoriza a cultura ancestral.
O modelo de produção sustentável de fabricação artesanal envolve práticas conscientes em relação ao meio ambiente. A marca segue princípios cruelty free, utiliza embalagens biodegradáveis e adota processos de reciclagem e logística reversa.
Seu portfólio inclui sabonetes bioativos, linhas capilares, limpadores faciais de argila e produtos de limpeza energética, todos elaborados manualmente com extratos botânicos, óleos essenciais e ingredientes naturais, como coco, aveia, calêndula e camomila. O objetivo é oferecer produtos para diferentes cuidados com desde hidratação e regeneração até funções antissépticas e cicatrizantes da pele, combinando aromas naturais com a proposta terapêutica.
5. Ignus | @ignusminerais
O pulsar cultural e artístico em meio a natureza constroem a atmosfera da Ignus, marca de artesanato mineral que trabalha com cristais, pedras preciosas e pedras decorativas na Chapada Diamantina. A ideia é fazer arte extraída das belezas naturais da região.
A empresa reflete sobre sua história e proposta “Em Dezembro de 2018, começamos um projeto de exposição de pedras ao ar livre no Vale. Buscamos levar peças exóticas, que de fato desafiam o status quo, e aquela expressão de "Uau!" da maioria das pessoas que passavam por nosso stand era a nossa maior gratificação.”
Com peças exóticas como um Âmbar Bálitico com insetos, esculturas abstratas, bolas de cristais e luminárias com cristais polidos a mão, a empresa constrói seu misticismo com referências regionais com um toque de criatividade. Com outras unidades pelo Brasil, a baiana segue a temática típica da região, localizada no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Palmeiras, a 445 km de Salvador, no Vale do Capão.
Vanessa Brunt
Vanessa Brunt
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!