Centro de Salvador, 8 de dezembro de 2018. Dezenove músicos no palco, atabaques e outros instrumentos percussivos na frente. Uma mescla sonora ora suave e ora enérgica de jazz e ritmos vindos dos terreiros de Candomblé. Um maestro que pegava o caxixi, dançava e regia sua orquestra. Eles são Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz e este foi o show feito entre o grupo e Caetano Veloso, na inauguração do Hotel Fasano, em Salvador.
Fui filmar e fotografar o evento. Esse dia era também aniversário de Letieres. No camarim, os músicos comiam e terminavam de colocar seus figurinos. Eu observava todo aquele universo. Antes de entrarem no palco, o querido maestro pediu para fazerem uma roda, onde fez-se uma oração, um cântico de Candomblé e depois cantaram parabéns em ritmo percussivo. Eu vi e senti ali uma conexão diferente de tudo que já tinha experienciado até então. Para mim, sem dúvidas, foi um show que ficou para a história e essa foi uma das mais fantásticas experiências – entre bastidores e palco – que eu tive, entrelaçando música e audiovisual, saudando e honrando sempre a vida e obra do meu querido Letieres Leite.
No audiovisual, a música é um dos espaços onde atuo e mais gosto de ver e conhecer produções. A forma como a narrativa é construída, a estética, a fotografia, a montagem… Tudo isso mostra muito da linguagem audiovisual que estamos fazendo hoje em dia. Entre clipes, documentários e registros de shows, indico aqui 7 produções baianíssimas que unem música e audiovisual e que tem muito a dizer sobre nossa musicalidade e audiovisual atual. Confira:
1) Clipe Travessia – Sued Nunes (2021)
Leia também:
2) Mini Doc Rosário de Luas – Sertanília (2022)
3) Clipe Capitá - Ana Barroso (2022)
4) Roça de Umbu - Guigga (2022)
5) Mini-Doc Pradarrum - Gabi Guedes (2022)
6) Clipe Ficar Bem | Acústico - Ananda Savitri feat Cold Mansa
7) Clipe Me Veja - Rachel Reis e Illy (2021)
Vanessa Aragão*
Jornalista, fotógrafa, filmmaker e cineasta. Com mestrado em comunicação e pós-graduação em gestão do entretenimento, atua na área cultural através do audiovisual e fotografia com a Alfazema Filmes. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @vanessa_aragaom e @alfazemafilmes.
Leia mais sobre Luz, Alfazema e Ação no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Vanessa Aragão
Vanessa Aragão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!