Contar nossas histórias cotidianas nos coloca como detentores das narrativas, no protagonismo delas e, também, nos dá possibilidade de conhecermos ainda mais nosso estado e cidade. Foi isso que vi e senti ao assistir os três últimos filmes do cinema baiano lançados nos últimos dias: o média-metragem 'Arooocha: de Candeias para o mundo' e os curtas 'Contragolpe' e 'Preciso falar sobre ELA'. Abaixo, deixo um pouco das minhas impressões e mais informações sobre essas produções. Juro não dar spoiler! Confira:
- CONTRAGOLPE (Documentário, 17min', 2022) - Direção: Victor Uchôa
Esse curta traz um pouco do espaço que o boxe tem hoje em Salvador, passando por sua história. Com atletas, técnicos e academias, o roteiro trouxe também narrativas de mulheres que atuam e que foram medalhistas neste esporte. Os detalhes do dia a dia, a prática, o amor e o lugar que tem o boxe em diversas comunidades em Salvador faz a gente querer saber mais sobre este universo. Vale a pena conferir e saber mais sobre essa temática. O curta ficou disponível no YouTube nos últimos dias de abril e segue para mostras de cinema da Bahia e do mundo.
Leia também:
- PRECISO FALAR SOBRE ELA (Documentário, 22min, 2022) - Direção: Lilih Curi
De um lugar intimista e familiar para trazer à tona a Esclerose Lateral Amiotrófica. Esse curta caminha pelas dificuldades desta doença com muito afeto e cuidado. E atenção: o alerta é de lencinho pro final dele. Emociona, informa e deixa uma linda mensagem. O filme está disponível no YouTube (e no link abaixo) por tempo indeterminado e as views contribuem para o tratamento do protagonista do filme.
- ARROOCHA: DE CANDEIAS PARA O MUNDO (Documentário, 25min', 2022) - Direção: Edvard Passos
Trazendo o contexto histórico, aventuras e histórias passadas por seus personagens ilustres, como Nara Costa, Márcio Moreno, Dynno Boy, Pablo, entre outros, o média-metragem nos informa, através de suas entrevistas, como o Arrocha tomou conta da Bahia. Além disso, traz também reivindicações e reflexões sociais do contexto. Duvido você não fazer mentalmente a dancinha ou não ficar com o tema instrumental dele na cabeça. O filme está disponível por tempo indeterminado no YouTube (e no link abaixo) e ainda pode virar peça, um longa ou uma mini-série, de tanto material coletado. Aguardamos os próximos passos.
Leia mais sobre Luz, Alfazema e Ação no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Vanessa Aragão
Vanessa Aragão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!