Não é novidade que os filmes baianos são apresentados nos mais diversos festivais do mundo todo. Neste início do ano, alguns dos nossos cineastas estavam voando com suas obras por Nova York, Colômbia, Suécia e Espanha. Por isso, fizemos uma lista especial Conheça abaixo quem são eles.
1) O curta-metragem “Nossos passos seguirão os seus” (2022), do diretor Uilton Oliveira, esteve representando a Bahia no 62º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias (FCCI), na Colômbia. O festival aconteceu de 22 a 27 de março de 2023.
2) A cineasta gaúcha, radicada em Salvador há 13 anos, Camila de Moraes, levou seu premiado curta “Mãe Solo” (2021) para o Festival da Mulher Brasileira, evento promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Nova York, no dia 8 de março deste ano.
Veja também:
3) O filme “Saudade fez morada aqui dentro” (2022), de Haroldo Borges, fez sua estreia europeia no 26º Festival de Málaga, na Espanha, e ganhou o Prêmio de Melhor Montagem na sessão oficial deste festival, que ocorreu entre os dias 10 a 19 de março de 2023.
Este filme, produzido pelo coletivo baiano Plano 3 Filmes, foi o único brasileiro selecionado para a competição principal, concorrendo ao Biznaga de Oro. Ao mesmo tempo, o “Saudade fez morada aqui dentro”, estava no BUFF Film Festival, na Suécia. O filme já ganhou cinco prêmios no Festival Internacional de Mar del Plata, na Argentina.
Vanessa Aragão
Vanessa Aragão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!