É bem verdade que muitas pessoas são dependentes de um docinho, o vício por açúcar existe, sim. E é exatamente o mesmo vício que pessoas desenvolvem por drogas pesadas.
A ciência já comprova que alimentos açucarados estimulam uma área do cérebro que pode levar a uma dependência química, onde neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, são liberados e estes são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
E quem não gosta dessa sensação, né? O negócio é que além de tudo, o bicho ainda é gostoso! Altamente palatável e combinado com boas doses de gorduras, os doces são os maiores vilões das dietas.
E como nutricionista, trato esse vicio como qualquer outro. TEM QUE CORTAR!
Veja, você não trata um alcoólatra ofertando pequenos goles de bebida por dia, então por que seria diferente com o açúcar, se os mecanismos são exatamente os mesmos? Vou colocar aqui algumas dicas que podem auxiliar você a sair dessa!
Primeiro você precisa reconhecer o problema e entender que é necessário parar.
Depois tenha em mente que não será fácil, que você vai sofrer, vai ter abstinência mas que mudando seus hábitos conseguirá se livrar dele.
Você vai precisar mudar sua alimentação como um todo! Reduzir a quantidade de carboidratos da sua alimentação vai auxiliar a equilibrar os níveis de glicose do sangue e evite que tenha picos que geram desejo por açúcar.
Não permita só um pedacinho. Lembre-se que basta um gole de álcool, para o alcoólatra voltar a estaca zero.
Aumente o consumo de proteínas na alimentação, isso vai ajudar a mantê-la mais saciada e reduzir o desejo.
Pare de beliscar! Os beliscos geram ansiedade e vão atrapalhar seu processo.
Cuidado com produtos zero açúcar! Muita gente não sacia quando come um docinho saudável, as vezes é preciso ficar um tempo maior na privação total para depois se permitir. Pois de nada adianta manter o consumo de doce, se você não tiver controle sobre a ingestão.
Veja também:
Escolha uma fruta que goste e insira no seu dia a dia. Seu paladar está adaptado a coisas muito doces, então mostrar ao nosso cérebro que é possível sentir um dulçor sem exageros e ainda ofertar energia e nutrientes através de fontes naturais, é um grande progresso.
Pode chorar, gritar e espernear, faz parte do processo! Comemore a cada dia que conseguir ficar sem o doce e siga pelo máximo de tempo possível, até que você reconheça que está no controle.
Ah, e uma ajuda profissional sempre será bem-vinda, invista na sua saúde.
Fernanda Macuco
Fernanda Macuco
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!