Durante algumas décadas, o consumo de gorduras foi associado ao aumento do colesterol e risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso se deu em virtude de péssimos estudos e conflitos de interesse, que relacionam a indústria e o aumento da lucratividade. E infelizmente o maior afetado foi a população, que passou a consumir mais açúcar em substituição aos produtos que continham gorduras (carnes, manteigas, ovos, queijos, etc). Foi aberto um espaço para a entrada de alimentos com redução no teor de gordura, altamente modificados e ultraprocessados e mais ricos em açúcares mascarados.
Mas, o fato é que após esse movimento ter sido inserido, doenças modernas tomaram espaço entre as pessoas. Cada dia mais vemos diabéticos, hipertensos, cardiopatia e esse número só aumenta, inclusive na população mais jovem. Quero que você entenda primeiramente que o Colesterol não é um vilão e é essencial para a produção de hormônios, construção e manutenção das membranas celulares, participa da síntese de vitaminas lipossolúveis, ou seja, exerce papéis vitais.
Leia também:
Nosso corpo, mais precisamente nosso fígado, fabrica quase 80% do colesterol, e apenas o restante vem de fonte exógena (alimentação).Outro detalhe é que não existe colesterol ruim! O LDL é conhecido como vilão, pois possui maior quantidade de gordura que proteína e tem como função retirar o colesterol do fígado e transportar para as células, enquanto o HDL tem a função contrária. Ambas são necessárias!
Quando comemos mais gorduras, o nível de LDL com partículas leves e grandes é aumentado, mas isso não deve ser visto como um problema. Já a ingestão do açúcar leva à formação de uma substância chamada Acetil CoA, que forma triglicérides e acaba se transformando na lipoproteína VLDL, que, quando quebrada no fígado, produz colesterol LDL pequeno e denso. Esse tipo de colesterol quando elevado, está associado a doenças cardiovasculares, pois pode formar placas nas artérias. Portanto sempre preste atenção nos níveis de triglicerídeos também! O tratamento, assim como a prevenção, se dá não por ingestão de estatinas, mas através da alimentação! Não é pra se entupir de gorduras, mas sim evitar o excesso de açúcar!
E pra exemplificar como é possível consumir gordura boa, vou ensinar uma receita deliciosa que leva ovos, castanhas e requeijão: Panqueca Low Carb!
RECEITA DE PANQUECA LOW CARB
MASSA
- 2 ovos
- 2 colher (sopa) de farinha de oleaginosas (castanha, amêndoas ou até mesmo farinha de linhaça dourada)
- 1 colher (sopa) de requeijão cremoso
- 1 colher (café) de fermento
RECHEIO
O recheio você escolhe: carne, frango, camarão ou até mesmo de queijo ou vegetais! É muito versátil!
Bom apetite!
Leia mais sobre Low Carb com Fernanda Macuco no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Fernanda Macuco
Fernanda Macuco
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!