Essa raiz tão rica e versátil, faz parte da culinária dos povos indígenas. Conhecida como Mandioca, aipim, maniva, macaxeira, essa iguaria é plantada pelos índios e estudiosos acreditam que ela exista na região amazônica há mais de 4 mil anos.
Nutricionalmente falando, o aipim é rico em amido, uma fonte de carboidratos, fornece energia, vitaminas e minerais e é extremamente versátil no preparo. Pode ser feito cozido, assado, frito, ralado para preparo de bolos e pães e desidratado para virar farinha. É uma excelente fonte de energia, é baixo em sódio.
Leia também:
Os índios aproveitam a planta da melhor forma, cozinham para comer, processam com imstrumento artesanal para dar origem a farinha, usam as folhas como matéria-prima da maniçoba; e das raízes e extraem a goma de tapioca e o tucupi da raiz, uma perfeição né?
Curiosidade: você sabia que é possível produzir bebidas alcoólicas, adoçantes e biocombustíveis à partir da mandioca?
Quero ensinar uma receita vapt-vupt e que vai agradar a todos, afinal, quem não ama um aipim bem crocante por fora e macio por dentro?
Vamos lá, você vai precisar de:
- 400g de aipim descascado e limpo
- 2 col de sopa de manteiga
- 1 col chá de azeite de oliva
- Uma pitada de sal
Modo de fazer:
- Pré aqueça a airfryer por 5 minutos a 200 graus.
- Corte o aipim lavado em tiras mais finas ou em cubos se preferir. Leve para a panela de pressão e cozinhe por 10 minutos. Retire a pressão, escorra e deixe secar bem sobre um pano limpo e seco.
- Em um recipiente, junte a manteiga em temperatura ambiente, o azeite, sal. A manteiga deve ser derretida no microondas até amolecer. Passe essa mistura sobre as mandiocas com auxílio de um pincel culinário, envolva bem.
- Coloque o volume que couber na airfryer, sem que fiquem umas por cima das outras e leve para assar por 10 minutos a 200°C.
- Vire uma a uma para que assem por inteiro e deixe por mais 10 minutos até que estejam bem douradinhas. Sirva e delicie-se!
Fernanda Macuco
Fernanda Macuco
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!