A coluna descobriu que Neguinho da Beija-Flor vai se aposentar após o Carnaval 2025. Aos 75 anos, Neguinho vai encerrar a história com a Beija-Flor no ano em que completa 50 anos na escola. O anúncio será feito oficialmente nesta quarta-feira (20).
Neguinho da Beija-Flor foi a voz dos 14 títulos da história da Beija-Flor e entrou na escola de samba em 1975.
Leia também:
A despedida de Neguinho da Beija-Flor será com uma homenagem ao diretor de carnaval Laíla, morto em 2021 devido à Covid-19. Logo após o anúncio da homenagem a Laíla, Neguinho vibrou com a decisão da escola.
"Fiquei imensamente feliz de ver essa homenagem ao grande diretor de carnaval de todos os tempos!! Laíla fez história por onde passou, e seu legado ficará para as futuras gerações", disse Neguinho após o Carnaval de 2024.
Neguinho esteve com a Beija-Flor nos 14 títulos da escola na elite do Carnaval do Rio de Janeiro. A Beija-Flor é a terceira maior campeã do Carnaval carioca, atrás apenas da Portela e da Mangueira.
Veja o comunicado oficial da Beija-Flor
O desfile de 2025 será marcado por uma emoção ainda mais especial. Além de homenagearmos o inesquecível mestre Laíla, será também o momento de nos despedirmos profissionalmente de nossa maior e inigualável voz no microfone oficial: Luiz Antônio Feliciano Marcondes, o nosso Neguinho.
Em 11 de junho de 1975, o então conhecido "Neguinho da Vala" chegou a Nilópolis, a convite do nosso presidente de honra, Anísio Abraão David, que também foi responsável por sugerir o nome artístico que se eternizou: "Neguinho da Beija-Flor". Desde então, sua voz ecoou em cada verso que cantamos, em cada vitória que celebramos e em cada nota 10 que nos fez vibrar. Agora, após cinco décadas de dedicação à Beija-Flor, ele decidiu encerrar sua jornada profissional no mesmo ano em que prestamos homenagem ao legado de seu grande amigo Laíla.
Essa despedida, no entanto, é apenas do posto de intérprete oficial. Neguinho é, e sempre será, a essência da Beija-Flor. Não há Beija-Flor sem ele. Sua história está gravada em nossas cores, nossos sambas e nossos corações.
O próximo Carnaval da Beija-Flor, portanto, terá um sabor ainda mais especial: será a celebração de uma vida inteira dedicada ao samba. Seremos, mais uma vez, testemunhas de sua grandeza, celebrando juntos uma trajetória que soma mais de 50 anos, 14 títulos, 6 Estandartes de Ouro e um grito de guerra que ecoará para sempre no Carnaval brasileiro.
Agradecemos por cada momento, cada nota e cada emoção que Neguinho nos proporcionou. Se somos essa “comunidade que impõe respeito e bate no peito”, é porque ele sempre esteve ao nosso lado, construindo essa história.
Alô, Neguinho, olha nossa Beija-Flor aí, gente!
Kadu Brandão
Kadu Brandão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!