Viajar para a Polônia pode não estar nos planos de muitos viajantes que preferem começar as aventuras na Europa por destinos mais concorridos, como Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Recomendo fortemente que você passe a ver esse destino com um pouco mais de carinho. Embora a capital polonesa seja Varsóvia, é na Cracóvia que você vai encontrar diversas atrações. Tenho certeza que essa cidade vai te surpreender.
Além de pontos de interesse como o campo de concentração de Auschwitz e as minas subterrâneas de sal, a Cracóvia tem boa comida, lindas paisagens e preços que cabem no bolso, afinal a moeda não é o euro, mas o Zloty, que tem valor quase que equiparado ao real.
Leia também:
Agora que você já sabe que esse é um destino a ser considerado em sua próxima viagem à Europa, separei, abaixo, dez motivos que irão te convencer ainda mais a incluir a segunda maior cidade da Polônia em seu roteiro. Vamos lá?
1. Centro Histórico (Stare Miasto)
Comece sua jornada na praça principal, a Rynek Glówny, uma das maiores da Europa. Rodeada por edifícios renascentistas e góticos, é o coração pulsante da cidade.
- Bucareste: descubra a Paris do Leste Europeu e a cidade de Drácula
- Barcelona: confira dez passeios imperdíveis para fazer na cidade espanhola
- Conheça Montenegro, um pequeno belo país da Europa
2. Castelo Real de Wawel
Perca-se nos corredores do castelo e explore suas câmaras repletas de arte e história. Aprecie a vista panorâmica do Rio Vístula do alto da colina. É do lado oposto ao castelo, na beira do rio, que você vai tirar lindas fotos. Não esqueça de visitar o “dragão”. É uma escultura nos arredores do castelo que solta fogo em intervalos programados. Você vai curtir!
3. Bairro Judeu (Kazimierz)
Passeie pelas ruas de paralelepípedos de Kazimierz, o antigo bairro judeu, que hoje é um centro vibrante de cultura, arte e gastronomia.
4. Fábrica de Oskar Schindler e Museu do Holocausto
Conheça a história comovente do Holocausto e a salvação de vidas por Oskar Schindler durante a Segunda Guerra Mundial. Você, com certeza, já ouviu falar da lista de Schindler, certo? Então não deixe de visitar esse lugar.
5. Museu Nacional de Cracóvia
Para quem gosta de visitar museus, a rica coleção de arte polonesa e internacional desse lugar, incluindo obras-primas de Leonardo da Vinci e Rembrandt, vai chamar sua atenção.
6. Santuário da Divina Misericórdia
Visite este local de peregrinação significativo para os católicos e maravilhe-se com a beleza espiritual e arquitetônica. Vale lembrar que a Polônia é um país muito católico, sendo que o Papa João Paulo II era polonês. No centro da cidade, você também vai encontrar a imponente Basílica de Santa Maria. Essa é uma impressionante igreja gótica localizada na Praça do Mercado Principal, com um famoso altar de madeira esculpido por Veit Stoss.
7. Excursão a Auschwitz-Birkenau
Embora emocionalmente desafiador, essa é uma visita necessária. Precisamos sempre nos atentar aos fatos do passado para que novos crimes terríveis, como foi o Holocausto, não voltem a se repetir no futuro. Programe sua visita a este antigo campo de concentração e compreenda melhor a história das vítimas do Holocausto. É um passeio que exige respeito do visitante, que, em determinados locais, não pode fotografar ou deve ficar em silêncio.
Uma dica importante é reservar a visita pela internet, afinal o acesso é concorrido e se deixar para reservar na hora, você corre o risco de não conseguir acesso. Lembrando que o ingresso não é cobrado. Você paga apenas uma taxa em favor do guia que irá te acompanhar. O tour está disponível em diversos idiomas. O nosso foi em espanhol.
8. Parque Planty
Faça uma pausa tranquila neste cinturão verde que circunda o centro histórico, oferecendo oportunidade para relaxar e apreciar a natureza.
9 . Minas Subterrâneas de Sal
Wieliczka é uma das mais incríveis minas subterrâneas do mundo. A profundidade chega a atingir, em seu ponto máximo, 327 metros. São cerca de 350 Km de túneis embaixo da terra. Óbvio que só visitamos uma pequena parte disso, mas a visita não deixa de ser encantadora.
Além de esculturas de sal, você verá uma catedral toda feita de sal, onde, inclusive, missas são realizadas em horários específicos. Para esse passeio, você deve comprar com antecedência e se encaixar no grupo que tenha o idioma da sua preferência. Fizemos com o grupo que falava espanhol e deu pra entender tudo.
10. Gastronomia Polonesa e Vida Noturna
Delicie-se com pratos tradicionais como pierogi, bigos e obwarzanki em restaurantes locais ou mercados de comida. Termine o dia em grande estilo explorando os bares e clubes animados do bairro de Kazimierz ou na moderna região de Podgórze.
Lembre-se sempre de respeitar a cultura e a história da cidade. Uma viagem à Cracóvia promete ser uma experiência enriquecedora e memorável. Aproveite cada momento!
Confira abaixo mais imagens da cidade
Erick Issa
Erick Issa
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!