1 - Prefira itinerários onde não tenham multidões
Em uma cidade como Salvador, que além da população, recebe milhares de turistas, as ruas ficam lotadas, oferecendo risco para motoristas e pedestres. O ideal é planejar o trajeto para chegar aos estacionamentos que ficam perto dos circuitos e evitar congestionamentos.
2 - Em congestionamentos ou nos semáforos, tente manter distância do veículo à frente
Independentemente do horário, mantenha uma distância segura do veículo que estiver à sua frente ao parar em semáforos ou em possíveis congestionamentos. Ao se aproximar do veículo parado à frente, reduza a velocidade aos poucos. Com o carro em movimento, mesmo em baixa velocidade, pode evitar o risco de abordagens mal intencionadas.
Leia também:
3 - Evite deixar objetos à mostra dentro do veículo
Pertences deixados à vista dentro do veículo podem atrair a atenção de ladrões.
Carregadores, adaptadores, sacolas, bolsas e até um simples óculos de sol podem motivar arrombamentos.
4 - Tranque o carro e confira se realmente todas as portas foram travadas
Às vezes estamos apressados ou distraídos e podemos esquecer de trancar o veículo. Se tiver dúvida, volte até o carro e verifique se está trancado. Hoje em dia os arrombamentos já são corriqueiros, imagine se pessoas mal intencionadas encontrarem o carro aberto.
5 - Tenha cuidado ao escolher o local onde vai estacionar
Se houver possibilidade, prefira estacionar em locais fechados. Se for estacionar na rua, tente, pelo menos, locais mais movimentados e iluminados de fácil acesso, de preferência em frente aos prédios com porteiros e câmeras de segurança. Verifique, também, se no local é permitido estacionar e se não é passagem para trios e blocos.
6 - Se beber, não dirija
Carnaval é festa, curtição e...bebidas alcoólicas. Período em que os acidentes de
trânsito aumentam e a fiscalização é redobrada. Portanto, sigam as leis e pratiquem direção defensiva e solidária. Dirigir alcoolizado pode causar acidentes, é infração gravíssima com multa de R$ 2.934,70, além de suspensão de CNH por 12 meses. Se houver reincidência no período de um ano o valor é dobrado e a Carteira Nacional Habilitação é cassada.
7 - Tenha muito cuidado com pessoas embriagadas
Muitas pessoas ignoram a regulamentação do trânsito e dirigem embriagadas. Preste bem atenção no comportamento dos condutores que estão perto do seu carro no trânsito e também nos pedestres embriagados que geralmente ficam mais desatentos e vulneráveis durante as festas.
Bom Carnaval.
Leia mais sobre iBahia sobre Rodas com Fábio Cota no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!