Lançada em 1998, a Strada completou 25 anos. No segundo semestre de 2023 alcançou a marca de 400 mil unidades produzidas, apresentou sua linha 2024 e deverá terminar o ano como o veículo mais vendido no Brasil. Atualmente, a picape tem 5 versões: Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e a que nós testamos, foi a Ultra.
O conjunto propulsor com motor turbo e câmbio CVT de 7 velocidades rende à Strada ótimo desempenho, proporcional ao consumo de combustível. A Ultra, versão já existente na Toro, completa a "família" ao lado da Ranch, com mais esportividade na grade, nos frisos, nas rodas e no interior personalizado. O Santo Antônio vem integrando com as barras de ferro no teto, resultando em um visual bem bacana.
Leia também:
Acabamento, conectividade e tecnologia
A Ultra tem volante com controles multifuncionais, inclusive botão Sport e "paddle shift' para troca de marchas mais precisa. Os bancos dianteiros têm o nome da versão em vermelho e, como os detalhes das portas, são em couro sintético. O quadro de instrumentos é analógico com tela central digital, com diversas funções e informações sobre as configurações do veículo.
O multimídia com tela de sete polegadas é interativo, equipado com Android Auto, AppleCarplay e aplicativos sem fio. Exibe, também, imagem da câmera de ré. O ar-condicionado é digital e a recarga do celular é por indução no console. A Ultra traz recursos de auxílio de condução, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus e Isofix para cadeirinha infantil, entre outros itens de série.
Veja também
- Testamos o Fiat Argo S-Design com câmbio CVT
- Testamos o Defender na versão 110 X Dynamic SE
- Sucesso de pré-venda no Brasil, Volvo EX30 mira liderança no mercado
Consumo e desempenho
Segundo informações da Fiat, a Strada turbo faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos (gasolina) e 9,5 segundos (etanol). A velocidade máxima é de 178 km/h (gasolina) e 180 km/h (etanol).
Já pelos dados do Inmetro, com gasolina, a picape faz 12,1 km/l no trânsito urbano e de 13,2 km no rodoviário. Durante nosso teste, rodamos com etanol, cerca de 500 quilômetros em uso urbano, fez cerca de 10,5 lm/l.
Minhas impressões
Picape com comportamento, dirigibilidade, espaço interno, conforto e instrumentos de um carro de passeio. Apenas o ruído um pouco acima da média, mas não podemos esquecer que estamos falando sobre uma picape. Sistema de som tem excelente qualidade de áudio e simples para manusear. Tem fácil acesso para entrar e sair do veículo. Espaço é confortável para duas pessoas no banco de trás.
Preço sugerido da Picape Fiat Strada Ultra 2024 nas concessionárias: R$ 132.990,00.
Fábio Cota
Fábio Cota
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!