Os chamados veículos eletrificados - elétricos e híbridos - bateram recorde de vendas na Bahia e somaram 6.109 unidades em 2024. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 121%, segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Do total, 60% foram vendidos para consumidores da capital e 40% do interior.
As revendas comemoram o crescimento e esperam manter o ritmo em 2025. A Morena GWM, distribuidora da marca chinesa na Bahia, por exemplo, elevou as vendas em 235% no estado, o que resultou em um aumento da sua participação do mercado baiano de veículos eletrificados, saltando de 8,8% para 13,3% do marketshare.
Leia também:
“Os números deixam claro que os veículos elétricos e híbridos chegaram para ficar e continuarão com forte crescimento nas vendas nos próximos anos”, comemorou Mário Sérgio Callegaro, diretor da Morena GWM. Segundo ele, os baianos já reconhecem as vantagens dos veículos eletrificados, não apenas para o bolso, mas também para o meio ambiente. Citou ainda o conforto e a alta tecnologia embarcados nos modelos. O destaque da autotech fica por conta do SUV Haval H6 e do 100% elétrico Ora 03.
E a promessa é de que novas linhas serão lançadas este ano, quando a empresa inaugura sua fábrica no Brasil.
Na Renault, entre as apostas de venda estão o Kwid E-Tech e o Megane E-Tech.
Segundo Edson Figueiredo, diretor da Brune Veículos, concessionária da Renault em Salvador, além dos benefícios e avanços tecnológicos dos modelos, os consumidores também são atraídos pela isenção, na Bahia, de pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) no caso dos carros elétricos de até R$ 300 mil.
Vendas de carros elétricos no Brasil cresce 89% em 2024
Em todo o país, foram vendidos 177.358 veículos eletrificados, bem acima da previsão da ABVE, que era de um recorde de 150 mil unidades. O crescimento nacional foi de 89%. O destaque foi para as vendas dos carros 100% elétricos, cuja participação saltou de 20,6% para 34,7% em 2024, com mais de 61 mil unidades comercializadas.
Os modelos híbridos (combustão e elétrico) ainda lideram, com 65,3%. Entre os veículos eletrificados mais vendidos no País, a liderança ficou com o Haval H6 (20.941), seguido do Dolphin mini (19.799) e Song (15.490).
Fábio Cota
Fábio Cota
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!