iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Gestão e Carreira

Roubaram a sua ideia? Saiba o que você está fazendo errado

Ideias são um tesouro pessoal e profissional; não dá pra ficar entregando o ouro pra bandido

foto autor

Cristiano Saback

21/04/2025 às 8:00 - há 3 semanas
Google News iBahia no Google News

Você já passou por aquela experiência de sentir que alguém roubou a sua ideia? Eu já passei por isso e não é nada fácil lidar com o sentimento de frustração de não ter colocado em prática aquilo que a gente sabia ser uma grande sacada.


				
					Roubaram a sua ideia? Saiba o que você está fazendo errado
Roubaram a sua ideia? Saiba o que você está fazendo errado. ​Foto: Canva

Na minha experiência já vi isso acontecer por alguns motivos. Isso tem a ver com o perfil comportamental de cada pessoa. Existe o perfil tímido que tem uma certa insegurança para colocar uma ideia em prática. Existe, também, o perfil que é tão comunicativo que sai falando aos quatro ventos sobre as suas ideias. Por fim, existe o perfil procrastinador que empurra com a barriga e perde a oportunidade de se destacar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O tímido, com medo que a sua ideia seja classificada como ridícula, acaba falando para 01 colega e pergunta o que acha. A insegurança nesse caso acaba sendo o seu ponto fraco. Esse ou essa colega pode perfeitamente se apropriar da sua ideia, ou até melhorá-la, e você acaba ficando pra trás.

O perfil comunicativo não necessariamente quer mostrar produtividade, mas o seu entusiasmo com novos desafios é tão grande que não consegue guardar pra si mesmo os seus insights. E nas conversas informais acaba falando sobre suas ideias e soluções para um projeto ou um problema.

Já o procrastinador acaba dormindo no ponto e deixa sempre pra depois. E pode acabar tendo a surpresa de ver a sua ideia ser colocada em prática, mesmo sem ter falado pra ninguém.

Se você já passou por essa experiência frustrante e se encaixa em um dos perfis, leia aqui essas dicas:

  1. Para o tímido: faça o que você sabe fazer de melhor, fique na sua. Observe o cenário e identifique o momento oportuno para tirar a sua ideia da cabeça. Sim, isso vai exigir de você um pouco de ousadia e coragem. Caso contrário, sempre haverá aquele que irá levar os créditos por algo que você pensou primeiro.
  2. Para o perfil comunicativo demais: é importante escutar mais do que falar. Mantenha o controle e não saia falando pelos cotovelos. Exercite a sua inteligência emocional para saber o momento certo e identificar a pessoa certa para compartilhar a sua ideia, aquela que vai agregar e não furtar o seu insight.
  3. Para o perfil procrastinador: se você quiser, o tempo pode ser seu amigo. Pare de arrumar desculpas e faça o que você sabe que tem que ser feito.
  4. Para todos: ter iniciativa é imperativo. Quando o seu chefe ou o chefe do seu chefe pedir por uma sugestão, essa é a oportunidade de falar. Afinal, você está numa situação formal onde estão presentes várias pessoas que vão testemunhar a sua proatividade e o quão original a sua ideia é. Se for pra arriscar, que esse seja o momento.

É bom lembrar que os ladrões de ideias não têm pudor em se apropriar daquilo que é seu. O que eles têm é charme, jogo de cintura, cara de pau e um quê de manipulação para você entregar o que tem mais de valioso: a sua criatividade.

Agora me diz uma coisa: até quando você vai bancar o papel de coadjuvante na sua carreira, deixando que outros saiam na frente levando o crédito por aquilo que você pensou primeiro?

Foto do autor
AUTOR

Cristiano Saback

AUTOR

Cristiano Saback

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback