Algumas pessoas procuram um novo trabalho mesmo quando ainda estão empregadas, já outras procuram uma nova oportunidade assim que acabam de ser demitidas. Essa jornada nem sempre é fácil e pode gerar um desânimo quando o resultado não vem num curto prazo. Mas respire fundo, porque nenhuma oportunidade aparece quando a gente fica parado(a).
Seja qual for a situação, cada profissional tem lá seus motivos para fazer esse movimento na carreira. Ficar sem um trabalho gera insegurança e incerteza de futuro e isso a gente sabe. Então, a melhor escolha é estar em movimento para se garantir num mercado cada vez mais competitivo.
Leia também:
As dificuldades que eu percebo nos profissionais, que estão querendo uma recolocação no mercado de trabalho, começam desde a atualização do currículo até o entendimento do que as empresas estão esperando de cada profissional para ocupar determinados cargos e funções.
É normal sentir certo deslocamento quando a gente tenta se ambientar e se adaptar às novas demandas do mercado e da própria profissão. Até porque as mudanças têm acontecido numa velocidade tão grande que a gente acha que não consegue acompanhar. Aí é despertar a habilidade de adaptação, para se adequar ao novo cenário.
Dicas
Comece conversando com pessoas da sua área que atuam em outras empresas e descubra o que se espera de profissionais com o seu perfil. Isso já vai ajudar você na elaboração do seu currículo e para onde vai direcioná-lo. Não adiantar sair atirando para todo lado. É preciso entender o mercado.
Outra coisa é muita pesquisa e leitura sobre a atualização da sua profissão. E mesmo quando conseguir a sua recolocação, não se acomode. Procure novos cursos e capacitações que desenvolvam novas competências e habilidades.
Nessa caminhada sempre existem características nossas que atrapalham e habilidades que podem ajudar nessa recolocação profissional. O importante é saber identificá-las e aprender a gerenciar e a usar a nosso favor.
Treine, treine e treine mais.
Ative seu networking, faça um mapeamento de cargos similares ao seu (nem sempre o cargo que você tem procurado tem o mesmo nome que você foi acostumado(a) a identificar), pratique a entrevista de emprego com um colega de profissão ou com um profissional especializado e atualize suas redes sociais.
Mantenha-se em movimento! Se estiver procurando uma oportundade pela porta da frente e tem sido difícil, às vezes o acesso é pela porta lateral ou dos fundos. O principal é você está em circulação e sendo visto(a). Uma vez retomando as atividades, mesmo não sendo naquela posição que você se acostumou, basta você entender as novas configurações para se posicionar estrategicamente e conquistar o que você tanto deseja e merece.
Lembre que ter um emprego como porto seguro é relativo. O cargo sempre vai pertencer à empresa, mas a sua carreira quem dá a direção é você!
Leia mais sobre Gestão e Carreira no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!