Alguns profissionais enfrentam esse desafio (ou seria oportunidade?) quando a empresa oferece uma nova posição de cargo em outra cidade ou país. Existem, também, aquelas pessoas que procuram, por conta própria, oportunidades fora da sua cidade de domicílio.
Por mais que você tenha essa vontade, não é uma decisão fácil. É preciso avaliar os prós e os contras para sair do lugar onde você mora e alçar um novo voo profissional. Além disso, ter a capacidade de gerenciar as expectativas e as possíveis frustrações. Seja qual for o seu caso, planeje-se!
Leia também:
Já atendi clientes que tinham vontade sair do país e construir uma vida fora. Lembro-me de um caso específico em que o profissional chegou até mim com um sonho e uma meta: atuar profissionalmente na Espanha. Tinha fluência na língua espanhola e, aqui no Brasil, ele trabalhava numa multinacional que tinha sede naquele país. Surgiu a oportunidade de um cargo que se enquadrava em tudo que ele queria. Planejou-se, passou por todas as etapas, mas não foi aprovado.
Na época em questão, a Espanha passava por uma crise e não estava aberta a aceitar transferências profissionais de outros países. Por mais que ele tenha se saído bem em todo processo, não ficou com a vaga. Não foi fácil lidar com a frustração. Porém, naquele mesmo ano, surgiu outra oportunidade, para o mesmo cargo, só que na Dinamarca. Algo completamente fora do esperado. Mais uma vez o treinei e orientei em todas as etapas da seleção interna e no final de 2017 completou um ano de casa nova. Até hoje manda notícias de lá.
Mas é bom lembrar que, até mesmo quando você consegue fazer a mudança, surgem novos desafios de adaptação às relações interpessoais, à cultura local e até mesmo à mudança de fuso horário.
Dicas para mudança de cidade ou país por questões profissionais:
- Pesquise sobre a cultura e hábitos da cidade ou país que você vai ou pretende morar;
- Faça um planejamento financeiro e prepare-se emocionalmente, principalmente se está num relacionamento e/ou tem filhos;
- Assim que estiver instalado ou instalada, procure atividades locais que potencializem as suas relações sociais e profissionais.
Lembre-se que mudanças como essas provocam mais do que um crescimento na carreira. Esses desafios e oportunidades impactam também no seu desenvolvimento pessoal e emocional; desde que você se prepare para se adaptar ao novo cenário.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!