O problema está no seu currículo! Você já passou pela experiência de enviar vários currículos e não ter resposta de nenhuma empresa? Já ouvi muita gente reclamar dessa etapa. Quando atendo alguns clientes que estão procurando um novo emprego ou com foco em recolocação no mercado de trabalho, começo analisando o currículo. Nessa etapa já percebo alguns tropeços. Depois analiso para quais cargos e empresas esse currículo foi enviado. Mais tropeços. Diante disso, as informações ficam cadastradas na plataforma, mas o candidato nunca é chamado para a etapa da entrevista de emprego.
Então, resolvi compartilhar algumas observações e dicas para ajudar você a ter sucesso nessa fase. Os erros mais comuns que percebo são a diagramação do currículo e a ordem das informações. Além disso, enviá-lo de maneira aleatória para várias vagas disponibilizadas, não é uma boa ideia. Lembre-se: em terra de algoritmos você precisa aprender como posicionar as suas qualificações para ser selecionado.
Leia também:
Uma boa parte das pessoas se cadastra em plataformas de emprego, anexa um currículo generalista e espera. Gupy, LinkedIn, Infojobs e tantas outras oferecem essa alternativa, mas por outro lado, também mostram informações detalhadas da empresa, do cargo e das funções. É aí que está o pulo do gato.
Primeiro, através das informações colhidas, você tem que entender o mercado de trabalho no que diz respeito à sua área de interesse: o que os cargos pedem de qualificações técnicas e habilidades. O seu currículo tem que estar alinhado com esses dois aspectos.
Leia mais
- Como tornar reuniões de trabalho mais produtivas; saiba aqui
- Comemore as suas conquistas profissionais
- Celebre o aniversário de Salvador conquistando sua vaga de emprego
Quando a oferta da vaga disponibiliza a oportunidade de você enviar o currículo diretamente, melhor ainda. Ao invés daquele currículo generalista, você vai personalizá-lo de uma maneira que atenda as expectativas daquela vaga específica.
Veja 03 dicas para que seu currículo ganhe destaque nessa etapa da entrevista de emprego:
- Use palavras-chave que correspondem à descrição das vagas e que estão dentro da sua esfera de competência técnica e habilidades.
- Não tente reinventar a roda. Utilize aquela diagramação do modelo tradicional de currículo.
- A possibilidade de ser chamado para uma entrevista está naquela vaga com maior chance de dar “match” com o seu currículo.
Uma vez sendo chamado(a) para a entrevista de emprego é o momento de se preparar para essa etapa: estude a empresa, o cargo, as funções e treine com as perguntas e respostas possíveis.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!