A vaidade profissional tem 02 lados: um é quando é promovido pela consciência das conquistas e o outro acontece quando é alimentado pura e simplesmente pelo ego. Sim, podemos nos tornar vaidosos pelas nossas conquistas profissionais. Não há nada de errado com isso. Entender todo o caminho percorrido, cada passo dado, cada erro e acerto que levaram você ao lugar que ocupa hoje.
A vaidade só se torna sabotadora quando você não enxerga o valor das conquistas, e deixa esse sentimento ser alimentado pelo ego e pela conquista do poder. Ela se torna sabotadora, porque o profissional acaba perdendo uma habilidade importante para as relações interpessoais: a inteligência emocional.
Leia também:
Quem não gosta de ser bem visto e aceito pelas pessoas? Pois é, principalmente quando está atrelado à sua atuação profissional, tanto pelas suas habilidades quanto pela sua competência. Entender isso é fundamental, para que você saiba como fazer a manutenção com a finalidade de continuar com uma imagem positiva na sua área de atuação.
Não se perca em meio aos elogios e aos puxa-sacos. Caso contrário, você vai se tornar dependente de reconhecimento constante, sem conseguir avaliar a sinceridade e legitimidade do que as pessoas falam ao seu respeito.
Veja 03 dicas para lidar com a vaidade profissional:
- Entenda, respeite e honre as suas conquistas. Lembre-se que um bom profissional está em constante evolução.
- Conquiste sem passar por cima de ninguém. Celebre cada momento sem humilhar.
- No momento em que você se torna uma referência de sucesso, lembre que outros profissionais colaboraram na sua trajetória.
Quando um profissional precisa mais do espelho do que a consciência das suas conquistas, é porque já perdeu a referência e o entusiasmo do que é real na jornada da própria carreira.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!