Alguns acham que o e-mail, como ferramenta, já está obsoleto e que não tem a mesma praticidade de um aplicativo de mensagem; outros continuam utilizando essa ferramenta para formalizar trocas de informações importantes, principalmente quando diz respeito aos assuntos da esfera profissional. A verdade é que o e-mail continua sendo um instrumento importante de comunicação dentro na rotina profissional e é preciso alguns cuidados ao utilizá-lo.
Lembre que é uma ferramenta da empresa e que você carrega muita responsabilidade em cada mensagem enviada. Além de representar a imagem corporativa, você também está representando a sua própria imagem. E, com certeza, você não quer cair no descrédito.
Leia também:
Cometer um erro de português na mensagem corporativa não chega a ser tão grave assim, até porque nossa língua é difícil mesmo. Mas cabe uma revisão, porque quanto melhor estruturado estiver o seu e-mail, melhor a compreensão. Caso contrário, pode atrapalhar sua credibilidade como profissional ou prejudicar o andamento de um projeto, por exemplo.
Então, antes de enviar a mensagem, faça uma leitura detalhada para ver se o texto está coerente e aproveite para corrigir aqueles erros de digitação, de grafia e de gramática. Lembre que nem sempre o que está óbvio pra você está claro para quem recebe o e-mail. A mensagem deve ser clara e objetiva.
3 dicas importantes para utilizar seu e-mail de trabalho:
- Nunca use o e-mail corporativo para tratar de assuntos pessoais;
- Não faça e-mails longos;
- Evite abordar vários assuntos na mesma mensagem, sobretudo em grupo. Vários temas num mesmo e-mail confundem quem o recebe. É melhor enviar as mensagens com um único tema.
Ah! Lembre que no campo “assunto” você deve escrever uma frase curta ou palavras-chave. Isso facilita na hora de visualizar o e-mail na caixa de entrada e ajuda na compreensão da mensagem também.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!