Existem profissionais que têm certa urgência em controlar tudo à sua volta. Isso acaba demandando muita energia. Quando acontece no campo profissional, pode gerar um desgaste mental e emocional e ainda impactar na sua imagem perante os seus colegas. É muito diferente ter um perfil proativo de um perfil controlador.
O primeiro tem iniciativa e é resolutivo, já o segundo tem a necessidade de estar no controle de tudo, apresentando uma dificuldade em delegar tarefas.
Leia também:
Essa característica atinge muitos gestores e líderes. E acredite: eles nem se dão conta. A ficha só cai quando começam a apresentar sinais de estresse ou esgotamento, precisando de um acompanhamento médico. Não vale a pena chegar a esse ponto. Até mesmo porque, esse perfil de comportamento acaba acostumando colegas e liderados a esperarem a iniciativa do controlador. Perdem a automotivação para iniciativa e resolução.
Fique atento(a) a essas 3 dicas para gerenciar melhor a NECESSIDADE DE CONTROLE:
- Preste a atenção no seu comportamento. Escute as pessoas que lhe conhecem se você apresentar de cansaço. Isso acontece quando a gente começa a reclamar de que está carregando o mundo nas costas.
- Planejamento é essencial. Trabalhe com gestão de processos. Existem várias ferramentas para você gerenciar pessoas, prazos e resultados.
- Delegue tarefas. Existem perfis de competência técnica e habilidades que são diferentes da sua. Isso pode lhe poupar tempo e otimizar resultados.
Uma provocação: você é daquelas pessoas que pensa que se não tomar a frente de tudo, nada vai sair do jeito que você acha que tem ser? Caso sim, releia esse artigo.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!