O currículo é um instrumento que merece toda a atenção, afinal ele é o seu cartão de visitas no mercado de trabalho. Seja impresso ou online, o formato mais conhecido e usual é no tamanho A4. O conteúdo e a forma como você organiza pode facilitar ou dificultar a leitura dos recrutadores ou algoritmos.
Comece com seus dados pessoais: nome completo, e-mail telefone. Nada de endereço nem número de documento. E quando for colocar o seu e-mail, nada de apelidos. Coloque o seu nome e sobrenome e se houver dificuldade com isso encontre uma variação como data, mês e/ou ano de nascimento. Nada com muita frescura.
Leia também:
Essa é a sua carta de apresentação e tem que estar com as informações bem distribuídas. Se você tem muitas formações, coloque as mais importantes e recentes. Se tem muitas experiencias profissionais, faça o mesmo, sempre numa ordem decrescente. Do mais recente para o mais antigo.
No que diz respeito à experiência coloque o nome da empresa, tempo de contratação, cargo e relate as suas funções, no máximo cinco. Se fez algo inovador, que trouxe resultados para a empresa, vale mencionar.
Num currículo não vale mentir. Sei que parece óbvio falar. Mas já peguei vários com alguns deslizes que ficam evidentes numa entrevista quando o candidato se contradiz. Isso também vale para fluência em idiomas que você tem. Não tente parecer melhor ou pior do que você é.
Confira 3 dicas para elaborar o seu CURRÍCULO:
- Quando estiver citando as suas funções relate aquelas que ficam claras as suas habilidades profissionais.
- Também descreva as funções e habilidades que estão alinhadas ao perfil da vaga.
- Peça alguém para revisá-lo. Um segunda ou terceira opinião é muito importante.
Entre algorítimos e recrutadores, o que você melhor tem a fazer e personalizar o seu currículo de acordo com a descrição da vaga. Palavras-chave fazem toda a diferença!
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!