Tenho certeza que você já ouviu tanto falar que é preciso ter foco em tudo que faz, que chega a ser chato ouvir tanto essa palavra que ela acaba perdendo o sentido. As pessoas falam tanto sem dar uma explicação convincente, que a expressão acaba sendo banalizada.
Mas vamos lá, meu compromisso aqui é com você. E no início desse ano me apareceu um cliente que me disse: eu preciso de FOCO e DIREÇÃO.
Leia também:
Aí pensei, comigo mesmo, que muitas vezes o óbvio se perde, justamente por ser óbvio demais. Se um profissional tem vontade de evolução profissional, ele tem que ter foco e direção, correto? Pois é, mas a dificuldade é assumir a responsabilidade com a própria carreira e aprender a abrir mão de tudo aquilo que atrapalha. Que podem ser o lazer em excesso ou, até mesmo, algumas interações sociais, por exemplo.
Ter foco é estar presente e comprometido(a) com o seu objetivo. A direção que você vai dar, vai ficar clara quando você souber aonde quer ir.
Aqui vão as minhas 3 dicas para FOCO e DIREÇÃO:
- Faça um mapeamento das possiblidades da sua atuação profissional.
- Descarte as distrações e as companhias que atrapalham o seu comprometimento com o tempo e as estratégias para a sua carreira.
- Tendo claras as duas dicas anteriores, estabeleça primeiro a direção dos seus passos e, depois, foco no seu objetivo.
Percebo em muitos casos que a parte mais difícil para um profissional é abrir mão de algo que atrapalha, mas que, ao mesmo tempo, é prazeroso.
Lembre-se: para a sua carreira entrar ou voltar para os trilhos é preciso você identificar os obstáculos que comprometem o seu foco profissional. Elimine-os! Retome a direção e siga em frente sem distrações.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!