Muita gente se pergunta se ainda vale a pena ter um curso técnico ou uma faculdade para se destacar no mercado de trabalho. Se já é difícil, para quem já tem uma formação, imagine se não tiver. Para ganhar destaque na sua carreira é preciso investir na sua qualificação e corresponder às exigências desse mercado tão competitivo.
Não se engane! Esse ainda é um pré-requisito para facilitar a entrada no mercado de trabalho. Ter uma formação, seja ela qual for, é apenas o início. Sim, porque para se desenvolver profissionalmente, você terá que criar experiência na sua área e em outras relacionadas à sua atividade. Ultimamente as empresas vêm dando muito valor aqueles que conseguem associar a sua atuação com outras áreas, ou seja, aqueles profissionais que não ficam limitados à formação de base.
Leia também:
Fazer uma pós-graduação, MBA ou qualquer outro curso que agregue valor ao seu capital intelectual e ao seu desempenho, também são sempre bem vistos. Mas vá além da sua formação técnica, invista também no desenvolvimento de habilidades, como por exemplo: inteligência emocional, como falar em público e qualidade nas relações interpessoais.
É preciso aprender, também, sobre si mesmo(a), sobre as suas potencialidades e fragilidades profissionais. E saber como gerenciá-las. É preciso desenvolver habilidades que alavanquem o seu posicionamento no mercado de trabalho.
Aqui vão as minhas 03 dicas para DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL:
• Vá além da sua primeira formação e procure algo mais que agregue valor à sua carreira.
• Procure orientação de colegas mais experientes e veja como eles evoluíram na profissão.
• Descubra como utilizar as suas habilidades em diferentes contextos, isso lhe dará mais jogo de cintura para se adaptar a novos cenários.
Desenvolvimento profissional é melhoria contínua. Invista na sua carreira! Invista em você!
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!