Não aguenta mais o seu emprego atual? Foi demitido(a)? Investir numa recolocação no mercado de trabalho exige muita pesquisa e preparação. Alguns profissionais procuram um novo trabalho mesmo quando ainda estão empregados, outros procuram uma nova oportunidade assim que acabam de ser demitidos.
Seja qual for a situação, cada profissional tem os seus motivos para fazer esse movimento na carreira. Ficar sem um trabalho gera insegurança e incerteza de futuro. Não dá pra ficar de braços cruzados esperando por um milagre. Então, a melhor escolha é estar em movimento para se garantir num mercado cada vez mais competitivo.
Leia também:
Quando atendo profissionais que estão com desejo ou precisam se recolocar profissionalmente, percebo que as dificuldades começam desde as etapas mais básicas, por exemplo: preparação do currículo e para a entrevista de emprego, entender como estão as ofertas salariais da área de atuação e autoconhecimento profissional. Entender o que as empresas estão querendo para ocupar determinados cargos e funções é essencial, para direcionar a carreira e se posicionar melhor no mercado de trabalho.
Leia mais
Leia 03 dicas para RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL:
01 – Mantenha suas redes sociais profissionais atualizadas e procure, também, fortalecer o seu networking continuamente.
02 – Muita pesquisa e leitura sobre a atualização da sua profissão aos olhos do mercado de trabalho e pesquise por cargos que venham com as descrições das funções e média salarial. Essas informações são importantes para você saber como direcionar e se posicionar num momento de recolocação.
03 – Mesmo quando conseguir a sua recolocação. Não se acomode. Procure novos cursos e capacitações que desenvolvam novas competências e habilidades.
Se você não aguenta mais o seu emprego atual, não aja por impulso. Procure fazer uma recolocação profissional com sabedoria, gerenciando seu tempo. Se o seu caso foi de demissão, entendo que você tem um sentindo de urgência, mas procure se preparar para cada etapa que um processo de recrutamento e seleção exige
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!